Re: RES: RES: [Brasil-Política] Lugaretti/Battisti

domingo, 12 de junho de 2011
Puxa! Celso Lungaretti na sua tentativa de romancear este triste episódio patrocinado pelo Fascismo Internacional, ainda tira uma beirada para expor toda a sua "angústia", por guardar um segredo de Cesare Battisti "que se suicidaria", caso fosse extradidato. 

Eu também, no lugar dele me suicidaria, mas de todas as formas possíveis pouparia meus companheiros de saber desta minha opção, pois não haveria serventia alguma, senão angustiar mais ainda companheiros já angustiados, a divulgação desta minha intenção. E tenho certeza que, apesar de minhas críticas à priorização das articulações palacianas, não duvido da sincera angústia de Celso Lungaretti. Espero que, agora, se angustie com a questão dos cinco cubanos presos injustamente nos EUA, mesmo que ele, assim como Ricardo Sobrinho e seus asseclas fascistas detestem, o regime cubano e o critique abertamente, mesmo estando aquele país sob forte bloqueio econômico, causador principal da pobreza (mas não miséria) daquele país.. 

Mas fica a pergunta: Qual foi o objetivo de Cesare Battisti ventilar para o mais emocional militante de sua causa, a sua intenção de suicidar-se, caso extraditado? Penso que, fazer Revolução e ser Revolucionário é coisa muito séria. Não é para quem cede a apelos emocionais, ainda mais personalizados. Por isso, não me considero, ao contrário de Celso Lungaretti que,  por diversas vezes se autoproclamou ("nós da esquerda revolucionária") um Revolucionário Social. Apenas sou um inquieto na vida pessoal, que tem como mania, expor a sua opinião, seja onde e para quem  for. Prefiro assim, sem deixar de participar ativamente de atividades políticas, de corpo presente.

Mas, taí o artigo escrito sobre o que eu acho que foi o preço para a libertação de Cesare Battisti, embora este "feito" de nosso STF não seja o bastante para que eu "hoje me sinto orgulho de ser brasileiro". Falta muito para isso, e eu, na verdade, teria orgulho do Povo Brasileiro, nunca exatamente de SER Brasileiro, Internacionalista que sou.

Mas, de demagogos nacionalistas, o Brasil está cheio, à direita e à "esquerda".

O artigo abaixo pode ser lido com bela ilustração no http://titaferreira.multiply.com/market/item/1973

Música recomendada: Dois prá cá, Dois prá lá, com Elis Regina.

                             Cesare Battisti Vira Cala Boca da Liberação de Daniel Dantas
                                                                                                                                                                          *Raymundo Araujo Filho

Pessoalmente, eu seria a favor da troca clara entre a Libertação de Cesare Battisti pela anulação de processos contra 100 daniéis dantas. Um inocente preso não vale a condenação de 100 larápios, caso seja esta a questão.

Critiquei muito a condução do processo de mobilização e defesa política (este é o termo do qual não podemos fugir, por mais humanitária que a questão se coloque), a dizendo excessivamente palaciana, contemplando desde sempre a preservação de Lulla, Tarso Genro e muitos outros que jogaram para a platéia, o tempo todo, além de ter um contingente de defensores do governo Lulla,.
Outra coisa eu poderia pensar se o representante do ministério da justiça, portanto sob a orientação do então ministro Tarso Genro, ter dado voto a favor para o remetimento do processo ao STF, talvez articulando um "brilhareco" do então candidato a governador do RS, que aliás, no fim das contas, brilhou sem nada ter feito de realmente definitivo no processo. Assim como Lulla que se escondeu o tempo todo, deixando um abacaxi e mais tempo ainda na prisão, o Battisti, tendo, covardemente, cuidado burocraticamente, como último ato de seu governo, quando devia, para ao menos honrar a sua tão maculada  biografia, ter usado de seu "prestígio enorme", para ter encurtado esta pantomima de Berlusconi e seus aliados fascistas no Brasil, muitos aboletados e dando ordens em seu governo, como Sarney, para ficar só nesse. Mas, preferiu a covardia moral e política, como sempre.

Assim, possibilitou aquilo que a direita (e com certeza muitos petistas de rabo preso) queria, que era um "ponto de barganha", para a extinção do processo contra o ex-"homem de ouro" do capital da Era FHC (agora substituído por Eike Batista) Daniel Dantas.
Mas, a condução que eu criticava como Palaciana, sem ações concretas que capilarizasse a luta e a denúncia das mentiras que se projetaram sobre a natureza dos acontecimentos políticos nos setores (ainda) vivos ou meio vivos da sociedade, encaminhava-se para este tipo de barganha, e com o beneplácito de alguns que conduziram este processo, caso contrário não teriam tentado, como tentaram, coibir ou combater ataques ao presidente Lulla, ao ministro Tarso Genro e até, pasmem, ao STF, "pois isso os poderia "sensibilizar", os colocando com má vontade" (como se a luta política admitisse salamaleques obscuros).

Nossa tese, aliás também defendida pelo prof. Carlos Lungarzo (em memorável artigo n'A Folha de São Paulo) era a do envolvimento direto do presidente Lulla, no centro do processo, e eu ainda admitindo um constrangimento direto, por petição direta, por parte de alguns de seus próximos que se dizem humanistas e  até de esquerda, quem sabe até apelando para a Misericórdia Divina, apelando para um Indulto Presidencial, possível naquela época.

Mas, quem se dizia porta voz do Comitê pró Cesare Battisti, já de braços dados com quem chamava de oportunistas políticos, preferiu nos chamar de "divisionistas" tal e qual um burocrata soviético stalinista, regime que tanto diz combater ideologicamente.
E aí começaram os reveses. Falsas esperanças provenientes dos governistas, impuseram derrotas que postergaram e colocaram em risco a libertação de Cesare, finalmente conseguida estes dias. Culminando com o terrível e tardio comunicado de Cesare dizendo "a minha derrota, será a derrota de Lulla". Lulla já tinha eleito a sua candidata e se lixou para Cesare.

Mas, poucos notaram e muitos fingiram não notar, que um dia antes do julgamento de final de Cesare Battisti, o STJ decidiu pela anulação dos processos contra o banqueiro daniel dantas, e extinção da operação Sathiagraha, considerando que as provas obtidas pela ação de agentes da ABIN foram ilegais, pelo fato da agência não ter sido OFICIALMENTE envolvida nas investigações, mas sim de forma clandestina (os agentes da ABIN são especialistas em ações clandestinas, desde o tempo da ditadura militar...).

A coincidência, que não considero coincidência, é que não foi escrito NENHUM artigo, ou entrevista convocada por quem se dispusesse a criticar a liberação de daniel dantas, contrastando com o barulho feito contra este homem, em outra época. Se isso não é um acordo, ao menos tácito, certamente para não "sensibilizar"  negativamente o STF, podem me chamar de bicicleta.
De minha parte, como eu escrevi no início do artigo, eu seria favorável a este acordo de "troca de processados", mas caso ele fosse pública e previamente ventilado. Do jeito clandestino que foi, favoreceu a direita que continua criticando a libertação de Battisti, enquanto a dita esquerda, ainda não escreveu um só artigo, maldizendo ao menos, a facilitação das coisas para daniel dantas, em um misto de "silêncio obsequioso" e....Rabo Preso.

Que Cesare Battisti agora Livre, faça as suas reflexões, viva a sua vida e escreva as suas memórias. E que não se sinta culpado por ter servido de escada para a liberação de um criminoso de colarinho branco, pois assim é a vida na política. Só acho que tudo poderia ser feito às claras, politizando a questão e valorizando mais ainda a sua pessoa, que não poderia mais ficar preso, custasse o que custasse. E que se escuse de salamaleques institucionais, pois por ali, quase te mandaram para a Itália de Berlusconi e daquele povo italiano, tão enriquecido, mas tão alienado quanto qualquer Povo do Terceiro Mundo.

*Raymundo Araujo Filho é médico veterinário homeopata e adepto do ditado popular: "Toda vez que vires um jabuti em cima de uma árvore, com certeza alguém o colocou lá, pois jabutis não sobem em árvores".
 
 


De: Ricardo SSobrinho <ricardossobrinho@hotmail.com>
Para: brasil-politica@googlegroups.com; tribuna_da_internet@yahoogrupos.com.br; "tribunaonline@googlegroups.com" <tribunaonline@googlegroups.com>; resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Sábado, 11 de Junho de 2011 16:34
Assunto: RE: RES: RES: [Brasil-Política] Lugaretti/Battisti

DELAÇÃO PREMIADA TEM NO MUNDO TODO, DAQUI APOUCO  O PT VAI DIZER QUEMENSALÃO NÃO EXISTIU.
 
 
OBS: O PARAPLEGÍCO NA EPOCA ERA UMA CRIANÇA.
 

From: antonio_morales@uol.com.br
To: brasil-politica@googlegroups.com; tribuna_da_internet@yahoogrupos.com.br; tribunaonline@googlegroups.com; resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br
Subject: RES: RES: [Brasil-Política] Lugaretti/Battisti
Date: Sat, 11 Jun 2011 14:54:37 -0300

Muito engraçado, mas é a Itália mesmo. O processo contra Batistti foi forjado através da delação premiada e testemunhas fajutas. Paraplégicos ou não.
 
De: brasil-politica@googlegroups.com [mailto:brasil-politica@googlegroups.com] Em nome de Ricardo SSobrinho
Enviada em: sábado, 11 de junho de 2011 13:16
Para: brasil-politica@googlegroups.com; tribuna_da_internet@yahoogrupos.com.br; tribunaonline@googlegroups.com; resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br
Assunto: RE: RES: [Brasil-Política] Lugaretti/Battisti
 
MORALES
 
ESTAMOS FALANDO DA ITALIA, VOCÊ ESTA PENSANDO QUE  É  CUBA.
 

From: antonio_morales@uol.com.br
To: brasil-politica@googlegroups.com
Subject: RES: [Brasil-Política] Lugaretti/Battisti
Date: Fri, 10 Jun 2011 19:17:59 -0300
O processo contra Batistti é pura armação com testemunhos forjados.
 
De: brasil-politica@googlegroups.com [mailto:brasil-politica@googlegroups.com] Em nome de Ricardo SSobrinho
Enviada em: sexta-feira, 10 de junho de 2011 15:43
Para: brasil-politica@googlegroups.com; menteestrategica@grupos.com.br; tribuna_da_internet@yahoogrupos.com.br; resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br
Assunto: RE: [Brasil-Política] Lugaretti/Battisti
 
 
Alberto Torregiani - uma das vitimas do assassino.
 

Date: Fri, 10 Jun 2011 09:19:02 -0300
Subject: [Brasil-Política] Lugaretti/Battisti
From: alvescut@gmail.com
To: brasil-politica@googlegroups.com; menteestrategica@grupos.com.br

 

Celso Lugaretti: Cesare Battisti está livre

Como era de se esperar, depois da interminável arenga do relator Gilmar Mendes, a mesma maioria de 6 votos a 3 que havia rejeitado a reclamação italiana decidiu pela imediata expedição do alvará de soltura do escritor Cesare Battisti.

Por Celso Lugaretti, no blog Náufragos da Utopia *

A derrota foi muito mal digerida por Mendes, que dirigiu apartes azedos contra a decisão dos colegas; e pelo presidente Cezar Peluso, que lançou uma furibunda catalinária contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes de proclamar, muito a contragosto, o resultado: no que depender do STF, Battisti está liberado.
Leia também
Foi uma extraordinária vitória contra os reacionários de dois continentes e contra a formidável máquina de propaganda acionada para o sacrifício ritual de um símbolo vivo dos ideais de 1968.

Durante todos estes anos, sempre soube que era a vida de Battisti que estava em jogo. Não duvidei por um momento sequer de que ele cumprisse o que me segredou: se ordenada a extradição, preferiria suicidar-se a servir de troféu para os fascistas italianos.

Percebíamos que isto jamais deveria ser tornado público antes do desfecho do caso, para que os inimigos não nos acusassem de chantagem emocional. Mas, é um fardo terrível para se carregar: a consciência de que dos nossos erros e acertos depende a vida de um companheiro.

Então, o que mais sinto neste instante é alívio. E uma imensa euforia por saber que Battisti está livre do pesadelo dessa vendetta tardia, muito mais difícil de suportar para quem deixou a dura militância para trás e construiu uma nova identidade.

Comecei a formar uma consciência política com a leitura de A tragédia de Sacco e Vanzetti, de Howard Fast, retirado meio por acaso da biblioteca circulante da Mooca, quando eu tinha 13 ou 14 anos.

Parece incrível que, na outra ponta da vida, tenha surgido uma oportunidade de eu contribuir para que um também injustiçado, também italiano, não sofresse martírio semelhante. E que nós tenhamos obtido êxito onde tantos e tão valorosos, alhures, não conseguiram. Tirem o chapéu: o Brasil se negou a entregar o bode expiatório que o 1º mundo exigia!

Linchadores de Battisti goleados

Depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu não levar em conta a reclamação da Itália contra a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se negou a extraditar Cesare Battisti, o relator Gilmar Mendes impôs a todos o penoso dever de ouvir seu longo e tedioso parecer, colcha de retalhos de tecnicalices e falácias, colocando em questão exatamente aquilo que já havia sido votado.

Depois de encerrada sua inútil peroração – não conseguirá vencer seus colegas pelo cansaço nem os vai iludir com seus contorcionismos jurídicos –, o plenário do STF resolverá a única questão ainda pendente: quando e como será libertado o escritor.

As figurinhas carimbadas Cezar Peluso e Gilmar Mendes só conseguiram atrair Ellen Gracie para sua posição inquisitorial. A postura legalista é assumida por Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski.

Hoje eu sinto orgulho de ser brasileiro.

* Celso Lugaretti é jornalista, escritor e blogueiro
 
 
 
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
·         Novos usuários 1
.
Erro! O nome de arquivo não foi especificado.
__,_._,___



--
José Adelino Alves

--
Grupo de Debates Brasil-Política
Desde – 30 de março de 2005
 
Página do grupo: http://groups.google.com.br/group/brasil-politica
Enviar mensagem: brasil-politica@googlegroups.com
Entrar no Grupo: brasil-politica+subscribe@googlegroups.com
Cancelar assinatura: brasil-politica+unsubscribe@googlegroups.com
Regras do Grupo: http://groups.google.com.br/group/brasil-politica/web/regras-do-grupo-brasil-poltica
 
Edison Evaristo
Moderador do Grupo Brasil-Política
e_evaristobr@yahoo.com.br
--
Grupo de Debates Brasil-Política
Desde – 30 de março de 2005
 
Página do grupo: http://groups.google.com.br/group/brasil-politica
Enviar mensagem: brasil-politica@googlegroups.com
Entrar no Grupo: brasil-politica+subscribe@googlegroups.com
Cancelar assinatura: brasil-politica+unsubscribe@googlegroups.com
Regras do Grupo: http://groups.google.com.br/group/brasil-politica/web/regras-do-grupo-brasil-poltica
 
Edison Evaristo
Moderador do Grupo Brasil-Política
e_evaristobr@yahoo.com.br

--
Grupo de Debates Brasil-Política
Desde – 30 de março de 2005
 
Página do grupo: http://groups.google.com.br/group/brasil-politica
Enviar mensagem: brasil-politica@googlegroups.com
Entrar no Grupo: brasil-politica+subscribe@googlegroups.com
Cancelar assinatura: brasil-politica+unsubscribe@googlegroups.com
Regras do Grupo: http://groups.google.com.br/group/brasil-politica/web/regras-do-grupo-brasil-poltica
 
Edison Evaristo
Moderador do Grupo Brasil-Política
e_evaristobr@yahoo.com.br
--
Grupo de Debates Brasil-Política
Desde – 30 de março de 2005
 
Página do grupo: http://groups.google.com.br/group/brasil-politica
Enviar mensagem: brasil-politica@googlegroups.com
Entrar no Grupo: brasil-politica+subscribe@googlegroups.com
Cancelar assinatura: brasil-politica+unsubscribe@googlegroups.com
Regras do Grupo: http://groups.google.com.br/group/brasil-politica/web/regras-do-grupo-brasil-poltica
 
Edison Evaristo
Moderador do Grupo Brasil-Política
e_evaristobr@yahoo.com.br

--
Grupo de Debates Brasil-Política
Desde – 30 de março de 2005
 
Página do grupo: http://groups.google.com.br/group/brasil-politica
Enviar mensagem: brasil-politica@googlegroups.com
Entrar no Grupo: brasil-politica+subscribe@googlegroups.com
Cancelar assinatura: brasil-politica+unsubscribe@googlegroups.com
Regras do Grupo: http://groups.google.com.br/group/brasil-politica/web/regras-do-grupo-brasil-poltica
 
Edison Evaristo
Moderador do Grupo Brasil-Política
e_evaristobr@yahoo.com.br
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Tribuna Online" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tribunaonline@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para tribunaonline+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/tribunaonline?hl=pt-BR.


0 comentários: