Re: [sbis_l] Fw: TABELAS PADRONIZADAS

quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Daniel,

É muito importante ressaltar o fantástico trabalho que o Dr. Gastão realizou no trabalho de tradução dos códigos LOINC para o português.
A maior parte da tradução foi realizada pela equipe do DASA (Paula, Maria Emília) usando diretamente o RELMA.
Adicionalmente, uma força tarefa, coordenada pelo Instituto HL7 Brasil, envolvendo o trabalho voluntário de várias pessoas (Ricardo Auriemo, Beatriz Leão, Eduardo Marques, Claudio Giulliano, Stanley, Teresa Sarcheta e outros) e com a participação da Secretaria Municipal de Saúde ( Heloísa Helena, Deborah Pimenta, Adriane Lenhard, Gloria Maria), que adotou esta terminologia no SIGA SAÚDE.
Houve ainda o importante apoio da Jussara Macedo, na época na ANS, permitindo que o LOINC fosse adotado como terminologia para laboratórios tanto a nível público quanto privado através do seu trabalho de integrar a Saúde Complementar ao SUS

No entanto, esta versão em português dos códigos LOINC (LOINC® codes)está publicada no site do LOINC (www.loinc.org) em seu modo DRAFT.

Para que seja aprovada uma versão FINAL, ainda é necessário traduzir para o português, o LOINC® table, o LOINC® Users' Guide, o Search index do program RELMA e RELMA® Users' Manual.

Assim, devemos retomar este trabalho em breve para obtermos a versão final. Este trabalho é voluntário e a participação de mais pessoas muito ajudaria finalizá-la.

Este trabalho, realizado na maior parte, através da iniciativa privada e voluntária, é muito relevante em mostrar o interêsse comum na adoção de padrões em saúde, merecendo todos os louvores.

Abraços,

Marivan

PS: A tabela "de-para" (procedimentos de laboratório usando códigos LOINC) que o Dr. Gastão mostrou, na realidade é um outro grande desafio que enfrentamos, que é a adoção da tabela TUSS no padrão TISS, baseado em procedimentos da tabela da AMB, pois se afasta por completo do conceito de terminologia que tanto defendemos.





_________________________________
Dr. Marivan Santiago Abrahão
Diretor Executivo
Instituto HL7 Brasil
e-mail  : chair@hl7.org.br
website: www.hl7.org.br


________________________________
Dr. Marivan Santiago Abrahão
e-mail : marivan@mac.com



0 comentários: