Para China, guerra cambial está piorando

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Para China, guerra cambial está piorando

Seg, 01 Nov, 10h14

O Ministério do Comércio da China afirmou hoje que o yuan está enfrentando grandes pressões de apreciação e que o comércio exterior será afetado, visto que os países ao redor do mundo tentam desvalorizar suas moedas para estimular as exportações. "Uma vez que a persistente depreciação do dólar já levou Japão, Coreia do Sul, Tailândia e outros países a intervir no mercado cambial, a guerra cambial está piorando", disse o Ministério do Comércio, em um comunicado publicado em sua página na internet.


 

Alguns países vêm intervindo no mercado de câmbio, numa tentativa de desacelerar a valorização de suas moedas em relação ao dólar. Essa situação é comparada por muitos observadores como uma "guerra cambial". De acordo com o comunicado, o dólar deverá provavelmente continuar a recuar no médio prazo, o que "afetará certamente o desenvolvimento do comércio internacional".

O crescimento do comércio exterior da China deverá desacelerar em 2011, depois de crescer 25% em 2010, destacou o ministério. Os fatores que estão pressionando o comércio exterior incluem o aumento dos custos da mão de obra e de outras pressões de preços domésticas na China. Além disso, a recuperação econômica mundial tem claramente desacelerado. Outro fator citado é o crescimento do protecionismo comercial. As informações são da Dow Jones.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Tribuna Online" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tribunaonline@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para tribunaonline+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/tribunaonline?hl=pt-BR.

0 comentários: