ITAMAR REINVINDICA SEU LUGAR NA HISTÓRIA

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Helio Fernandes Eram 17 horas e 15 minutos, a senadora Lucia Vânia (PSDB) discursava, mudou o rumo do discurso e afirmou: "Quando o grande presidente Fernando Henrique Cardoso criou o REAL", e continuou.
Imediatamente o ex-presidente Itamar Franco (três vezes senador, em 1974, pelo MDB, em 1982, pelo mesmo MDB que ganhou um P na frente, e agora) se levantou, e não podendo praticamente manter a calma, se dirigiu ao presidente da sessão, José Sarney.
"Senhor presidente, peço a V. Excia. que mande retirar dos anais, essa afirmação da senadora por Goiás. O país inteiro sabe que a moeda chamada Real, foi criada no meu governo e não no do meu sucessor".
Silêncio total. Uma senadora na tribuna, um senador em pé, um outro sentado, presidindo, e todos os outros esperando. Até que Sarney riu amarelo (o normal), mexeu no microfone, aumentou o som e afirmou: "O senador Itamar Franco está totalmente com a razão".
Como alguns tentaram falar, mas era impossível, Sarney retomou a palavra e repetiu exatamente o que Itamar Franco havia reivindicado: "Todo o Brasil reconhece em V. Excia. o criador da nova moeda. Portanto, não existe nada a modificar, a reivindicação de V. Excia. é irrefutável." Itamar sentou, a senador Lucia Vânia desceu da tribuna, Sarney deu a palavra a outro senador.

0 comentários: