Re: [sbis_l] rede de médicos

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Olá, Gustavo e demais

Divulgar e discutir são formas de ensinar também: a definição de ensino está ligada à transmitir conhecimento e, então, todas as formas de transmissão são educativas, de uma maneira ou de outra. Livros, em geral, são escritos por professores ou especialistas no assunto e têm a intenção de divulgar seus expertises para que outros o coloquem em prática, portanto, ensinam habilidades, tanto cognitivas como práticas e até atitudinais. A colocação do Abel sobre as livrarias foi importantíssima para se observar que somos capazes de ser definitivos quanto a uma atitude que decidimos tomar (não divulgar práticas/conhecimentos médicos), mas esquecemos de verificar o mundo com visão mais ampla.
Se a resolução vale para tudo e todos, então ou devemos rever a resolução do conselho ou rever nossas formas de transmitir conhecimentos...

Abs
Mary Caroline (Maine) Skelton Macedo
mary@usp.br


Em 23/02/2011, às 08:17, Gustavo Bacelar escreveu:

Muito interessante essa contribuição do Abel. O grande ponto para a interpretação fica no significado de "ensino".

Pelo que pude interpretar lendo as considerações, o intuito da resolução é evitar que os médicos deleguem a outros profissionais a realização de atos ou atribuições exclusivos da profissão médica. Para isso proíbe o ensino de conhecimento e prática médica para profissionais de outras áreas da saúde. Sob qualquer forma de transmissão de conhecimentos, é para englobar que seja presencial ou não (como a exceção da telemedicina em emergência pode exemplificar).

No entanto, é preciso que haja distinção entre ensino, divulgação e discussão. O intuito da rede social proposta pela Anna não é ensino, mas sim divulgação e discussão. Assim como acontece com as publicações, sejam em periódicos, livros ou outros formatos que estão amplamente disponíveis (inclusive a AMB e as sociedades disponibilizam guidelines livremente na internet). Para que haja ensino é preciso haver clara relação professor-aluno e é isso que a resolução procura impedir.

grande abraço a todos
--
Gustavo Bacelar
MD + MBA
+351 91 203 23 53
+55 71 8831-2860
Skype: gustavobacelar


--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br



0 comentários: