Pessoas,
está um dia bonito de sol hoje em Sampa, e a poluição provoca um efeito interessante, me faz lembrar uma aurora boreal. Mas vamos ao que interessa.
Primeiro acho que é preciso saber se esse email foi gerado a partir de um processo humano ou computacional, se foi o Jonastan que enviou realmente ou algum malware fez isso usando a conta de email dele. No caso de ter sido ele que enviou acho que ele tem o direito de explicar qual a intenção dele com isso.
Olha, essa coisa de posicionar o cursor sobre o link e ver se é identico ao que mostra o browser funciona muitas vezes, mas isso pode ser burlado hoje em dia facilmente. Assim como aquele cadeado fechado que dizem que é preciso observar quando falam de certificado e comunicação segura, pode ser falso também algumas vezes.
Quanto as redes sociais como Linkedin, Facebook, Orkut, etc eu não diria que é totalmente confiável, existem problemas de segurança. O Facebook mesmo, que é a maior rede social do mundo pelo que sei (>750 milhões de contas) é muito visado pra ataque.
A questão é a seguinte: não quer correr o risco e sofrer um acidente de carro então nunca ande em um, não quer correr o risco de morrer em um acidente aéreo então nunca viaje de avião, não quer correr riscos na internet então não tenha perfil em rede social, nem email, nem utilize browser pra navegar.
Enfim, o que quero dizer é que os riscos existem, não tem como nada ser 100% seguro. Mas o que se pode e deve fazer é tomar medidas para que esse risco seja o menor possível. Bom, não vou ficar dando dicas de como navegar de forma segura e tudo mais. Porém, quem acha que pode ser uma "vítima" fácil na internet vale a pena começar lendo a Cartilha de Segurança para Internet que foi produzido pelo
cert.br.
Abraços,
Eduardo Takeo
Em 27 de setembro de 2011 10:32, Rosane Gotardo
<rosane.gotardo@gmail.com> escreveu:
Em 27 de setembro de 2011 10:09, Renato M.E. Sabbatini, PhD <listas@edumed.org.br> escreveu: Em 27/9/2011 08:59, Rosane Gotardo escreveu:
Ou seja, não podemos mais confiar nos links enviados pela lista da SBIS?
Rosana, a coisa é esquisita.
Não entendi sua mensagem, Jonastan. Se foi para divulgar o perigo de se clicar em endereços resumidos, você conseguiu atingir um objetivo, mas nunca mais faça isso, pois não tem nada a ver com o corpo da mensagem.
Cheque seu email para ver se não foi hackeado.
Se não foi você, ou se você não responder dentro de 24 horas, seu email será eliminado da lista da SBIS_L
PESSOAL. NÃO CLIQUEM EM ENDEREÇOS REDUZIDOS NESTA LISTA!!
Cliquem apenas em endereços que vêm de pessoas confiáveis ou são reconhecíveis.
No caso do LinkedIn, Facebook, e outras redes sociais da SBIS, podem confiar.
Apenas recomendamos que coloquem o cursor sobre o endereço e verifiquem na linha de baixo da janela do browser se são idênticos.
Fica como lição, eu cliquei no endereço que veio com essa mensagem.
Agora estou rodando meu antivirus atualizado.
Abraços
Sabbatini
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br
Caro Dr. Sabbatini,
neste caso, o link corresponde - chequei antes de clicar. Eu também cliquei no endereço para ver o que dava...
Meu antivírus não acusou nada.
Pelo que diz o link, é apenas uma pesquisa... de mau gosto, no caso.
Abraços,
Rosane --
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site
www.sbis.org.br
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br
0 comentários:
Postar um comentário