Pessoal,
Está na área do COPISS (em grupos de interesse), o relato da última reunião do COPISS que aconteceu na semana passada, e outros materiais de apoio.
Transcrevo abaixo o capítulo introdutório.
Abraços,
Kiatake
1 Resumo e considerações*
Muitos temas foram discutidos na reunião, que se programou para utilizar todo o dia, diferentemente das outras que utilizaram somente o período da tarde.
Um ponto de avanço muito positivo foi a cooperação entre ANAHP e Fenasaúde, mais especificamente entre o Hospital ViValle e a Bradesco Saúde, no sentido de concretizar inteiramente a conciliação de forma eletrônica. Houve no passado uma iniciativa semelhante entre o Hospital Sírio-Libanês e a Bradesco, a qual não atingiu resultados efetivos. Parece que agora está diferente, e alguns resultados práticos já foram apresentados no evento da ANAHP. Isso é muito importante, pois um caso como este pode esclarecer dúvidas de muitas outras instituições, desde operadoras, prestadores e seus fornecedores de sistemas. É louvável a iniciativa, da qual a SBIS procurará dar o máximo de apoio e visibilidade.
Contudo, a Consulta Pública foi o principal assunto. O volume de contribuições e participação da sociedade mostrou que o TISS e a TUSS estão mais vivos que nunca, afastando qualquer sentimento de descrédito. Isso não implica que todo o setor esteja utilizando o padrão. Contudo, as discussões apontaram um sentimento de que existe uma adoção crescente e consistente, e que o processo de maturidade do padrão leva realmente tempo. É confortante escutar tais opiniões vindas tanto de representantes de operadoras quanto de prestadores, de forma tambem a dar tempo ao tempo. E talvez o fato da Agência não regular diretamente os prestadores seja o fator mais proeminente dessa questão, transformando a TISS em um processo mais focado na adesão do que na imposição, o que representa muito o espírito colaborativo que se manifesta no COPISS.
Essa visão, somada aos aperfeiçoamentos que estão prementes de serem incorporados, e às iniciativas de efetiva implementação do padrão, apesar de isoladas, com a promessa de expansão, são fortes indícios de que a implementação da TISS e da TUSS caminham, talvez não na velocidade desejada, mas consistentemente no sentido correto.
* Elaborada por Luis Gustavo G. Kiatake (kiatake@gmail.com), representante da SBIS no COPISS. Este é um relato do representante, não representa o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nem dos integrantes do Comitê de Padronização da Informação na Saúde Suplementar (COPISS), e nem pretende ser completo, sendo recomendada a consulta ao relatório oficial da ANS, divulgado no site http://www.ans.gov.br/index.php/participacao-da-sociedade/copiss/563-copiss-atas-das-reunioes
Luis Gustavo Kiatake
Diretor de Relações Institucionais
Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - SBIS
+55-11-3791-3343 (com)
+55-11-8309-9544 (cel)
kiatake@gmail.com
skype: kiatake
INFORMAÇÃO RESTRITA:
Esta mensagem e seu conteúdo é dedicada exclusivamente para seu(s) destinatário(s) e contém material de uso restrito da SBIS. Qualquer modificação, retransmissão, disseminação ou outro uso, assim como a tomada de qualquer ação baseada nessas informações por pessoas não autorizadas, é estritamente proibida. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor informe o remetente e imediatamente destrua todo o material e suas cópias.
0 comentários:
Postar um comentário