Eu vejo que há um cenário de utilização no qual os profissionais que atuam na assistência e produzem documentos que compõem o prontuário estão próximos do que vai ser impresso, como numa sala de prescrição ou numa sala de laudos. Me parece que neste cenário a questão é mais simples.
Há outro cenário, em os profissionais de saúde estarão distantes do que vai ser impresso nas ilhas de impressão. É o caso de ambulatórios onde se tem vários médicos atendendo simultaneamente e as suas anamneses e prescrições serão impressas fora do consultório, ou ainda no caso daqueles que fazem exames como ultrassonografia, elaboram o laudo diretamente ou com o apoio de uma secretária e não irão contar com uma impressora dentro da sala de exame e sim numa ilha de impressão à distância.
Aqui as ilhas atenderiam apenas a setores específicos, como um ambulatório ou setores dentro de um ambulatório, ou um setor de imaginologia com agrupamentos de exames por afinidade (tomografia, ressonância, ultrassom, etc.).
Penso que Nesses casos é que os cuidados de planejamento e implementação terão que ser redobrados.
Abraços,
Geraldo Ribeiro
Geraldo,Acredito que existam soluções tecnológicas que contornam esse tipo de problema. Um dos recursos interessantes para evitar enganos é o de separar automaticamente impressões distintas com folhas em branco.Claro que para uma análise mais completa da sua situação seria interessante que descrevesse o ambiente com mais detalhes, exemplo essa ilha atende a setores especifico ou é uma ilha que atende a assistência e ao administrativo ao mesmo tempo? Qual o grau de maturidade da equipe com recursos tecnológicos? De que forma se dá a operação do equipamentos?Acredito que por se tratar de impressão de exames, este equipamento não esteja disponível para o pessoal administrativo até por uma questão de redução de despesas, mas de qualquer forma seria interessante elencar um debate sobre infra na lista.
--
Tiago Nunes de Oliveira
Telefone: +55 (79)3198-0615
Email Alternativo:
tiago.oliveira.fhs@gmail.com
tiago.infoadm@gmail.com
Linux user #505649 -- Linux machine #416563 -- Ubuntu User #30461
Membro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde
http://br.linkedin.com/pub/tiago-nunes-de-oliveira/20/865/305
Em 4 de outubro de 2011 08:19, Geraldo Ribeiro <gjcribeiro@uol.com.br> escreveu:--Prezad@s,
em relação à utilização de ilhas de impressão para laudos em serviços de imaginologia, penso que a centralização das impressões pode significar redução de custos, de implantação e de manutenção, mas poderia também representar riscos em termos de segurança das informações (eg.: mistura de páginas de laudos de pacientes diferentes, acesso indevido ao laudo impresso). O mesmo se aplicaria aos prontuários e prescrições.
Qual é a experiência do grupo em relação ao tema? Quais seriam os cuidados a se tomar na implementação destas ilhas, do ponto de vista tecnológico e ético-legal?
Muito obrigado e um abraço,
Geraldo Ribeiro
Hospital das Clínicas da UFMG----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br
0 comentários:
Postar um comentário