Belo Horizonte / BHTrans: saídas a menos em horário em que ônibus já estavam lotados - e era uma adequação monitorada

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Belo Horizonte / BHTrans: saídas a menos em horário em que ônibus já estavam lotados - e era uma adequação monitorada

O problema
Redução nos horários
Gostaria de fazer uma reclamação e ao mesmo tempo um apelo às autoridades responsáveis pelos horários da linha 61, que parte da estação BHBus Venda Nova para o centro de Belo Horizonte. Nos dias úteis, desde o dia 1º de setembro de 2011, entre as 5h30 e as 6h, foram retirados três horários do quadro cumprido pela linha normalmente. Os ônibus, que já saíam sempre lotados, agora estão levando passageiros muito além do limite. Para se ter noção, da roleta para frente, ficam entre 11 e 18 passageiros em pé. A BHTrans informa que a redução de horários é motivada por um estudo que está sendo realizado. Pergunto: quem fez este estudo conhece a realidade e o dia a dia da estação? No horário de 5h40, a fila de passageiros que esperaram o ônibus triplicou e os veículos ficam totalmente lotados. Um ônibus que transporta uma quantidade de pessoas muito superior à sua capacidade máxima é considerado seguro? Será necessário esperar acontecer uma tragédia para se tomarem providências?
Viajar em péssimas condições todos os dias e ver autoridades reduzindo o número de viagens e justificando a redução em função de um estudo é um extremo desrespeito com o usuário que depende do transporte público. Gostaria que fossem tomadas providências a respeito.
Gilmar A. Santos
Resposta
Em relação à carta de Gilmar A. Santos, a BHTrans informa que a adequação do quadro de horários da linha 61 foi feito de acordo com os dados de rotatividade, a média dos passageiros transportados em um período de sete dias e os números de gratuidades e de transferência para outras linhas, que ficam registrados pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Também fez parte da análise a capacidade média de transporte da frota de veículos da linha. Os índices não demonstraram uma superlotação na faixa horária entre as 5h30 e 6h. No entanto, a BHTrans já está monitorando a operação da linha, após a mudança, para definir os ajustes possíveis de ser implementados para um atendimento melhor aos usuários. A BHTrans lembra que qualquer mudança, seja no transporte coletivo ou no trânsito, é seguida de um acompanhamento, o que permite a permanência da alteração ou a realização de ajustes, sempre com o propósito de beneficiar a população.
Assessoria de Imprensa da BHTrans
Super Notícia, Belo Horizonte, 21 de outubro de 2011, pág. 6, seção Panelaço.
Comentários de Universidade Plebéia Revolucionária
Que desgraça é essa?! (parte cortada para adequação às normas de textos acadêmicos) A BHTrans está fazendo uma adequação retirando algumas partidas, certamente supostas excedentes para a demanda no horário. Mas um usuário nos diz que devia haver mais, e não menos, oferta. O órgão gerenciador lhe responde que não só nem existe o problema como que está monitorando a linha, acompanhando o resultado desta adequação. Quem está mentindo? (epa, esta também não pode)
Deveria poder dizer apenas "sem comentários". Mas a disparidade entre o mundo técnico-acadêmico e o real pode ser... isto.
Walter Nunes Braz Júnior

0 comentários: