{EDUCAÇÃO EM SAÚDE} laços sociais +++ respeito mútuo

quarta-feira, 14 de novembro de 2012
...

cinco mandamentos. Fundamentais para quem deseja uma velhice feliz.

Primeiro mandamento: decisão. Disciplina e determinação para por em prática tudo aquilo que já sabemos.

"Se o fato apenas de saber fosse suficiente, médicos não fumavam e nutricionistas não seriam gordas. É porque mesmo sabendo não tiveram ou não têm atitude de mudar. O adulto que quer ter uma velhice boa, antes de mais nada invista na vida de agora olhando pro futuro. Mude o que tiver de mudar agora olhando pro futuro, e não esperar o futuro chegar pra dizer: perdi tempo", afirmou o geriatra Renato Maia.

Segundo mandamento: evitar comportamentos de risco que comprometam nossa saúde.

"É um comportamento de risco a velocidade, a violência, é um comportamento de risco também a pessoa tentar, do ponto de vista físico, ultrapassar os limites. É preciso viver sem medo, mas sem adotar comportamentos que no fundo, no fundo, podem dar até um prazer naquele momento, mas são contra o tempo de vida", explicou Renato Maia.

Terceiro mandamento: saber enfrentar as adversidades e as dificuldades que a vida nos apresenta.

"A perda, o dissabor, a tristeza com o acontecimento não podem ser negados. As pessoas que conseguem resolver enfrentar essas situações com reações mais positivas elas vivem mais e vivem melhor", disse o geriatra.

Quarto mandamento. Cultivar os laços sociais.

"Os laços sociais, eles começam na família, passam pela comunidade, podem passar pela igreja, mas são relacionamentos que devem ser positivos, construtivos, harmônicos, solidários. A pessoa que tem bons laços sociais, ela tem motivo para viver muito mais e melhor", ressaltou Renato Maia.

E o quinto mandamento: ter um projeto para a aposentadoria, que não seja somente garantir a renda necessária para viver.

"A aposentadoria hoje não dura apenas cinco ou dez anos como no passado, ela pode durar 20, 30 anos. Então é preciso ter um projeto para esse momento da vida. Porque essa história de sonhar em fazer nada, sonhar em ser inútil, sonhar em não ter compromisso, isso não é um projeto de vida, isso é um projeto de morte. Esse projeto não é voltar ao trabalho , não significa voltar a ter renda, mas ter algo que preencha a vida, algo que dê significado a vida", completou o geriatra.

fonte: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/11/especialistas-revelam-quais-sao-os-cinco-mandamentos-para-uma-velhice-perfeita.html


=============~~~~~~~~~~~~~~~~~=============~~~~~~~~~~~~~~

ANÁLISE

Presidência exige compromisso com a instituição, e não só com convicções

DIEGO WERNECK ARGUELHESESPECIAL PARA A FOLHA

Na próxima semana, Joaquim Barbosa acumulará as funções de presidente do STF e relator do mensalão. Não há nada de excepcional. A lei permite e já houve outros presidentes-relatores. Mas o que isso significa para o tribunal?

Barbosa terá mais poder. Embora as principais decisões já tenham sido tomadas, e até aqui o empate tenha favorecido os réus, se houver empates na dosimetria é possível que Barbosa vote duas vezes. É o que determina o regimento. Terá mais poder também porque decidirá em primeiro lugar as questões de ordem, que podem retardar ou apressar o processo.

Há riscos, porém, nessa dupla responsabilidade. Na sessão, o relator defende uma posição. Pode fazê-lo solitariamente, sem concessões, comprometido só com a sinceridade de sua convicção.

Ao presidente cabe "dirigir" os trabalhos do STF e "presidir-lhe as sessões plenárias, cumprindo e fazendo cumprir" o regimento. O compromisso não é com a convicção, mas com a instituição.

Muitos acreditam que Barbosa tem revelado disposição para o combate. Sua personalidade o teria levado além do respeito mútuo.

O regimento confia à prudência do presidente a compatibilização de convicção pessoal e poder institucional.

O sucesso nessa tarefa, porém, não depende apenas do presidente. No STF, respeito ao outro e abertura à negociação são vias de mão dupla.

Exceto nos casos de empate, a posição do presidente vale tanto quanto a dos outros. Mas seus colegas também precisam separar suas convicções pessoais, que valem tanto quanto as do presidente, de suas opiniões sobre o andamento das sessões.

Quando os ministros respeitam a autoridade regimental do presidente, sobra pouco espaço para que temperamentos criem problemas.

Gratidão.'.
--
"Vós pouco dais quando dais de vossas posses; é quando dais de vós próprios que realmente dais."  K. Gibran
Homeopatia - Pediatria - Medicina do Trabalho
Bem-Estar e Qualidade de Vida = Nutracêuticos!  
--
Se desejar, responda com "REMOVER."

--
Esta msg segue aos inscritos em NOSSO TIME, que DOA ESFORÇO FÍSICO, DEDICAÇÃO MENTAL E GASTO MONETÁRIO NA ARTE DE VIVER MAIS E MELHOR por que, no final das contas, a sociedade inteira, nós TODOS PAGAMO$$$$ pela doença e/ou aposentadoria precoce de um sequer.
Em respeito ao seu tempo, envio APENAS retalhos da informação, aquilo que considero ser o suficiente para inFORMAR e deFORMAR para transFORMAR. Aceitar e buscar a mudança, ser diferente a cada novo ano, mês, dia, hora, momento... eis a Gratidão pela vida atual, e futura: longevidade com vigor !!!
A REPLICAÇÃO é recomendável, com extremo cuidado pela NETÉTICA: seja TOLERANTE, pois!
Gratíssimo .'.
Olair Rafael SEEEMMPRE MELHORR
Pediatria-Homeopatia-Med.Trabalho
Jacareí-SP /// www.sol.med.br
Você deve indicar mais pessoas para nosso e-grupo; também mudar seu email.
e
PARA SER ELIMINADO ??? >>> http://groups.google.com.br/group/educacao-em-saude/unsub?u=XuvTqgwAAADheanGLn_sSJdyXgsUCvNQ&hl=pt-BR

0 comentários: