Rosana, bom dia.
Todo o sistema RES é da Unimed Campinas e o processo é aproximadamente assim:
O que já funciona:
A solicitação é feita online no RES nos consultórios pelos médicos e integra via TISS com a operadora. Imediatamente a Guia é consistida e o médico já informa o paciente se a guia está autorizada ou se depende de auditoria. Caso dependa de Auditoria, nós entraremos em contato com o paciente, assim ele não precisa se deslocar até a operadora.
O prestador de serviço (clínicas de Imagens ou Laboratório) quando passa o cartão do beneficiário para executar a solicitação visualiza as guias autorizadas do beneficiário para aquele local e seleciona aquela que irá executar.
O beneficiário autoriza a execução via cartão + biometria ou senha.
O que estamos desenvolvendo:
Após a seleção do exame a executar, vamos gerar a Guia TISS novamente para integração com o RIS ou LIS, via Webservice, pois no TISS já temos um padrão de integração de guias. Estamos usando o HL7, pois alguns RIS / LIS já integram dados dos pacientes via HL7, assim não temos que utilizar vários padrões, pois vários sistemas usam um padrão chamado ASTM. Somente dados necessários para o cadastro do paciente no RIS/LIS são integrados para facilitar o processo de todos.
O beneficiário tem que autorizar via biometria ou senha o envio do resultado ao RES.
O desenvolvimento dessa integração não é fácil, pois cada RIS e LIS tem sua particularidade.
Sds
Antonio Pompilio Junior
Consultor - TI
RES - Registro Eletrônico em Saúde
pompilio@unimedcampinas.com.br
http://ead.unimedcampinas.com.br
http://www.unimedcampinas.com.br
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De: sbis_l@googlegroups.com [mailto:sbis_l@googlegroups.com] Em nome de Rosane Gotardo
Enviada em: quarta-feira, 7 de novembro de 2012 11:43
Para: sbis_l@googlegroups.com
Assunto: Re: [sbis_l] Melhorando processo de registro do paciente na recepção de clínicas de imagem
Pompilio, bom dia!
Vocês autorizam via mensagem TISS? Disponibilizam webservice? Não entendi o uso do HL7.
Obrigada!
Rosane Gotardo
Em 7 de novembro de 2012 09:57, Antonio Pompilio <pompilio@unimedcampinas.com.br> escreveu:
Alessandro, bom dia.
Não tem uma solução de integração de RIS para todos os convênios fácil. Estou supondo que você tenha uma solução RIS.
O que nós estamos desenvolvendo é o seguinte, no momento da autorização do convênio, nós geramos para a clínica a Guia TISS e o Cadastro do paciente (HL7). A clínica recebe os exames que está autorizada a realizar, confere os exames, confirma se o paciente deseja enviar o laudo diretamente para o médico via biometria ou senha e quando o Laudo fica pronto e o paciente autorizou o envio para o médico, o Laudo aparece no prontuário do paciente na clínica.
Estamos fazendo isto para 160 clínicas de Imagens e Laboratórios da nossa região e esperamos reduzir muito o processo que você mencionou no seu email.
Sds
Antonio Pompilio Junior
Consultor - TI
RES - Registro Eletrônico em Saúde
pompilio@unimedcampinas.com.br
http://ead.unimedcampinas.com.br
http://www.unimedcampinas.com.br
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De: sbis_l@googlegroups.com [mailto:sbis_l@googlegroups.com] Em nome de Alessandro Camara
Enviada em: segunda-feira, 5 de novembro de 2012 17:23
Para: sbis_l@googlegroups.com
Assunto: [sbis_l] Melhorando processo de registro do paciente na recepção de clínicas de imagem
Bom dia a todos,
Estou em um projeto em uma grande clínica de imagem e no momento estamos discutindo sobre formas de melhorar o processo de registro do paciente na recepção, reduzindo o tempo que leva para ele ser atendido e encaminhado para o exame.
Atualmente quando o paciente chega ele tira uma senha e, no momento do atendimento, é solicitada a autorização do convênio, realizado o cadastro dele, ou atualização do cadastro caso ele já tenha sido atendido anteriormente na clínica, e após isso são registrados os dados do atendimento (dados da guia, exames que irá realizar, etc).
Gostaria, se possível, ouvir a opinião e experiência de vocês com relação a formas de agilizar esse processo. Por exemplo: pré-cadastro via internet, utilização de tablets, totem com recepcionista para realizar parte do processo, etc.
Muito obrigado
Alessandro
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