RES: [sbis_l] Melhorando processo de registro do paciente na recepção de clínicas de imagem

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Rosana, bom dia.

 

Todo o sistema RES é da Unimed Campinas e o processo é aproximadamente assim:

 

O que já funciona:

A solicitação é feita online no RES nos consultórios pelos médicos e integra via TISS com a operadora. Imediatamente a Guia é consistida e o médico já informa o paciente se a guia está autorizada ou se depende de auditoria. Caso dependa de Auditoria, nós entraremos em contato com o paciente, assim ele não precisa se deslocar até a operadora.

O prestador de serviço (clínicas de Imagens ou Laboratório) quando passa o cartão do beneficiário para executar a solicitação visualiza as guias autorizadas do beneficiário para aquele local e seleciona aquela que irá executar.

O beneficiário autoriza a execução via cartão + biometria ou senha.

 

O que estamos desenvolvendo:

Após a seleção do exame a executar, vamos gerar a Guia TISS novamente para integração com o RIS ou LIS, via Webservice, pois no TISS já temos um padrão de integração de guias. Estamos usando o HL7, pois alguns RIS / LIS já integram dados dos pacientes via HL7, assim não temos que utilizar vários padrões, pois vários sistemas usam um padrão chamado ASTM. Somente dados necessários para o cadastro do paciente no RIS/LIS são integrados para facilitar o processo de todos.

O beneficiário tem que autorizar via biometria ou senha o envio do resultado ao RES.

O desenvolvimento dessa integração não é fácil, pois cada RIS e LIS tem sua particularidade.

 

 

Sds

 

Antonio Pompilio Junior

Consultor - TI

RES - Registro Eletrônico em Saúde

pompilio@unimedcampinas.com.br

http://ead.unimedcampinas.com.br
http://www.unimedcampinas.com.br
 

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O emissor utiliza o recurso somente no exercício do seu trabalho ou em razão dele, eximindo a UNIMED CAMPINAS de qualquer responsabilidade por utilização indevida ou pessoal.

Este ambiente está sujeito a monitoramento.  Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o Meio Ambiente e com os custos.

 

De: sbis_l@googlegroups.com [mailto:sbis_l@googlegroups.com] Em nome de Rosane Gotardo
Enviada em: quarta-feira, 7 de novembro de 2012 11:43
Para: sbis_l@googlegroups.com
Assunto: Re: [sbis_l] Melhorando processo de registro do paciente na recepção de clínicas de imagem

 

Pompilio, bom dia!

 

Vocês autorizam via mensagem TISS? Disponibilizam webservice? Não entendi o uso do HL7.

 

Obrigada!

 

Rosane Gotardo

 

Em 7 de novembro de 2012 09:57, Antonio Pompilio <pompilio@unimedcampinas.com.br> escreveu:

Alessandro, bom dia.

 

Não tem uma solução de integração de RIS para todos os convênios fácil. Estou supondo que você tenha uma solução RIS.

 

O que nós estamos desenvolvendo é o seguinte, no momento da autorização do convênio, nós geramos para a clínica a Guia TISS e o Cadastro do paciente (HL7). A clínica recebe os exames que está autorizada a realizar, confere os exames, confirma se o paciente deseja enviar o laudo diretamente para o médico via biometria ou senha e quando o Laudo fica pronto e o paciente autorizou o envio para o médico, o Laudo aparece no prontuário do paciente na clínica.

 

Estamos fazendo isto para 160 clínicas de Imagens e Laboratórios da nossa região e esperamos reduzir muito o processo que você mencionou no seu email.

 

Sds

 

Antonio Pompilio Junior

Consultor - TI

RES - Registro Eletrônico em Saúde

pompilio@unimedcampinas.com.br

http://ead.unimedcampinas.com.br
http://www.unimedcampinas.com.br
 

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O emissor utiliza o recurso somente no exercício do seu trabalho ou em razão dele, eximindo a UNIMED CAMPINAS de qualquer responsabilidade por utilização indevida ou pessoal.

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De: sbis_l@googlegroups.com [mailto:sbis_l@googlegroups.com] Em nome de Alessandro Camara
Enviada em: segunda-feira, 5 de novembro de 2012 17:23
Para: sbis_l@googlegroups.com
Assunto: [sbis_l] Melhorando processo de registro do paciente na recepção de clínicas de imagem

 

Bom dia a todos,

 

Estou em um projeto em uma grande clínica de imagem e no momento estamos discutindo sobre formas de melhorar o processo de registro do paciente na recepção, reduzindo o tempo que leva para ele ser atendido e encaminhado para o exame.

 

Atualmente quando o paciente chega ele tira uma senha e, no momento do atendimento, é solicitada a autorização do convênio, realizado o cadastro dele, ou atualização do cadastro caso ele já tenha sido atendido anteriormente na clínica,  e após isso são registrados os dados do atendimento (dados da guia, exames que irá realizar, etc).

 

Gostaria, se possível, ouvir a opinião e experiência de vocês com relação a formas de agilizar esse processo. Por exemplo: pré-cadastro via internet, utilização de tablets, totem com recepcionista para realizar parte do processo, etc.

 

Muito obrigado

 

Alessandro 

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