Nessa análise, Morin envereda pelas complexas trilhas do imaginário humano e afirma que cada mente possui um potencial de mentira para si própria. Isto pode ser explicado pela tendência natural que temos de projetar sobre o outro, a causa do mal. Daí surge a necessidade de recorrer à autojustificação e à mentira para si mesmo, sem pelo menos, assumir a autoria desta mentira. É a denominada "self deception", ou seja, autoenganar-se, ou ainda, a maneira inata da pessoa negar ou criar com firmeza, explicações racionais contra certas evidências e argumentos óbvios e verdadeiros.
Quem não mente? O que dizer das promessas, principalmente dos políticos, dos amantes, dos pedófilos e dos vendedores?
Mais uma vez tem razão aquele mestre francês quando diz que "a importância da fantasia e do imaginário no ser humano é inimaginável", tendo em vista que os dispositivos de entrada e saída do sistema neurocerebral representam apenas 2% e o restante (98%) constituem o nosso mundo psíquico onde se formam nossos sonhos, necessidades, ilusões, ideias e desejos. Como acreditar em nós mesmos? Por quantos sofrimentos e desilusões, a história humana passou, vítima da mentira?
Para Morin, de modo inconsciente, a nossa mente seleciona apenas aquelas lembranças que nos convêm. As inconvenientes são muitas vezes, recalcadas e até apagadas. O potencial humano de se autoenganar é uma fonte permanente de erros e ilusões.
Prestes a completar 86 anos, Hilda Knott adora jogar videogame e diz que os jogos a ajudam a manter sua mente ativa.
A idosa diz gostar das aventuras e das lutas, mas principalmente dos enigmas, que a fazem quebrar a cabeça para alcançar algum objetivo. Assista ao vídeo.
Segundo a idosa, o incrível dos games é encontrar algo novo todos dia, seja para passar para a próxima fase ou para conseguir terminar o jogo.
O caso de Hilda ilustra bem o crescente interesse de pessoas acima de 70 anos por videogames.
Andrew Oliver, cofundador da empresa Blitz Games, explica que o mercado da terceira idade está crescendo rapidamente e que cada vez mais pessoas idosas querem jogar.
Hilda que o diga. Para driblar seus problemas de visão, ela comprou uma TV de 65 polegadas. E assim ela pode continuar jogando Call of Duty, seu game favorito.
...
fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/01/idosos-usam-videogames-para-manter-mente-ativa.html
Esta msg segue aos inscritos em NOSSO TIME, que DOA ESFORÇO FÍSICO, DEDICAÇÃO MENTAL E GASTO MONETÁRIO NA ARTE DE VIVER MAIS E MELHOR por que, no final das contas, a sociedade inteira, nós TODOS PAGAMO$$$$ pela doença e/ou aposentadoria precoce de um sequer.
Em respeito ao seu tempo, envio APENAS retalhos da informação, aquilo que considero ser o suficiente para inFORMAR e deFORMAR para transFORMAR. Aceitar e buscar a mudança, ser diferente a cada novo ano, mês, dia, hora, momento... eis a Gratidão pela vida atual, e futura: longevidade com vigor !!!
A REPLICAÇÃO é recomendável, com extremo cuidado pela NETÉTICA: seja TOLERANTE, pois!
Gratíssimo .'.
Olair Rafael SEEEMMPRE MELHORR
Pediatria-Homeopatia-Med.Trabalho
Jacareí-SP /// www.sol.med.br
Você deve indicar mais pessoas para nosso e-grupo; também mudar seu email.
e
PARA SER ELIMINADO ??? >>> http://groups.google.com.br/group/educacao-em-saude/unsub?u=XuvTqgwAAADheanGLn_sSJdyXgsUCvNQ&hl=pt-BR
0 comentários:
Postar um comentário