Re: [sbis_l] O Início da TI em Saúde

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Bom dia Lincoln

Muito obrigado por sua intervenção, não só pela mudança do SUBJECT (de fim para início), mas também pela feliz lembrança que toda essa discussão pode (ou poderia) ser "encurtada" com uma boa lida no material do proTICS e no material da COACH (Associação Canadense de Informática em Saúde) que tanto ajudou o Brasil na elaboração de sua documentação...

Estava ficando meio triste mas seu email foi feliz em "mudar o rumo dessa prosa"...

Um abraço

Abel

Dr Abel Magalhães | magalhaes.abel@gmail.com
Cardiologia e Clínica Médica | CRM 52.58558-8
http://www.abelmagalhaes.com.br



2013/1/18 Lincoln A Moura Jr <lincoln.a.moura@gmail.com>
Colegas,

Esta discussão seria mais rica, se todos tivéssemos lido o material que a SBIS lançou sobre o proTICS! Lá existem muitas respostas mais ou menos consolidadas para as questões levantadas aqui, sobre o profissional de TI em Saúde e a profissão de TI em Saúde.

Vejam, por exemplo, as competências essenciais que o profissional de TI em Saúde deve ter!

Ele é o profissional que deve conhecer e ter experiência suficiente para transitar entre médicos, profissionais de saúde, gestores e profissionais de TI. Idealmente, o profissional de TI circula em todas estas áreas sem que se perceba claramente a sua formação de origem: será médico? engenheiro? cientista da computação? Quantos de nós nos encaixamos nesta condição?

Com relação à excelente pergunta do Tiago Vaz: porque não existe "Informática no Direito"? A resposta é que a Informática em Saúde é complexa o suficiente para caracterizar uma disciplina em si. Todas as grandes universidades do mundo reconhecem esta complexidade e possuem departamentos, áreas, cursos e linhas de pesquisa dedicadas exclusivamente à Informática em Saúde. Em outras palavras: nenhum projeto de TI em Saúde de complexidade razoável pode ser concebido, planejado ou executado sem que haja conhecimento de saúde, processos e TI, em uma equipe multidisciplinar. Aliás este é um dos grandes problemas discutidos aqui: de forma geral, o pessoal de TI entende de TI, o de Saúde entende de Saúde e o de Gestão entende de Gestão. Existem poucos profissionais e equipes multi-profissionais que possuam profundidade de conhecimento nas 3 áreas :-)

Bem, eu sugiro que o proTICS, que visa enfrentar exatamente o que se discute na lista, hoje, seja mais lido e divulgado. De certa forma, o proTICS representa o início da profissão de TI em Saúde em nosso País.

O proTICS está na página inicial do site da SBIS www.sbis.org.br

Abração,

Lincoln
__

--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

0 comentários: