RES: [sbis_l] O Fim da TI em Saúde?

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Gottschall,

 

 

Também não creio no final da TI em Saúde, pois sem TI nenhuma empresa sobrevive, mas é fato que muito dos profissionais de TI com experiência no setor já mudaram de ramo e isso gera falta de bons profissionais no mercado.

Existem ainda bons profissionais de TI no setor, mas estão migrando dos Hospitais e Clinicas para as Empresas de TI ajudando no desenvolvimento e suporte aos sistemas, eu mesmo sai de um grupo hospitalar para ser Consultor de Saúde nas empresas de TI.

Eu mesmo com 20 anos de experiência em TI em Saúde, graduado e pós graduado em TI, mudei por dois motivos o primeiro motivo foi o financeiro, pois as empresas de TI remuneram melhor que os Hospitais, segundo diminui  a carga e responsabilidade do trabalho, pois quem atua como CIO num Hospitais trabalha praticamente de segunda a segunda pois o celular tem que ficar disponível 24 X 7 para resolver ou atuar em qualquer problema de TI seja software ou hardware mesmo com equipe de plantão você sempre é acionado para tomar decisões, como consultor o preocupação é outra você acompanha o projeto fazendo a implantação e depois o suporte, se você não trabalha na parte do suporte a sistemas sua semana de trabalho vai de segunda a sexta, somente numa virada de sistema o desgaste é maior fora isso, é mas tranquilo.

Depois de atuar um tempo como Consultor de Negócios em Saúde, percebi que podia atuar em outros segmentos fora da Saúde com uma remuneração ainda melhor, pois existem outros seguimentos com maior poder de investimento do a Saúde.

Isso foi um caminho natural de crescimento profissional e de busca de uma melhor remuneração, é a lei do mercado. A Saúde não está se movimentando para mudar esse cenário, e enquanto a Saúde tratar a TI como um custo e não como investimento a busca por profissionais experientes será cada vez mais difícil em função da remuneração oferecida, pois os mais experientes estão mudando de segmento.

 

Att,

 

Neville

 

De: sbis_l@googlegroups.com [mailto:sbis_l@googlegroups.com] Em nome de Gottschall
Enviada em: quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 22:11
Para: sbis_l@googlegroups.com
Assunto: RES: [sbis_l] O Fim da TI em Saúde?

 

Pessoal,

 

Não acredito no final da TI em Saúde, mas uma integração, como a TI em tantas outras áreas do conhecimento.

 

Assim como um Telefone juntou com a máquina fotográfica, agenda e outros gagdets e hoje temos os SmarPhones.

 

Como antigamente existem os O&M depois analistas e tal..

 

Hoje, na era do conhecimento a TI se tornou Commodities e ninguém faz a diferença apenas por conhecer a T.I., tem que conhecer o negócio, qualquer que seja.

 

Por outro lado, quem conhece o negócio exerce a TI mas quem é de TI não exerce o negócio (Médico, Engenheiro, Advogado...).

 

Eu estudo TI há 20 anos, com gradução, pós, mestrado e MBA.. sonhei em fazer TI em Saúde quando trabalhava em empresa do ramo. Gosto da área de Saúde, mas era mais fácil e barato colocar uma Médica que não conhecia o PMBoK para ser gerente de projetos e depois CIO, do que um rapaz que era bem formado, trabalhava na saúde há 6 anos sonhava em se especializar na área.

 

Depois, foi mais fácil patrocinar um médico a ter uma consultoria de sistemas de TI em Saúde, do que um profissional com todas as graduações e experiência em 3 empresas de saúde, com seus sub-segmentos.

 

Hoje, penso seriamente em mudar de ramo, sair da T.I, pois da T.I da sáude, já saí faz tempo, ou melhor, "me saíram..."

 

Gosto do tema, agradeço estar no grupo de discussão e admiro todos que estão envolvidos.

 

Grande abraço.

 

 

 

 


Gottschall

 

(11)98422-0330

(11)97473-6508


 

 

De: sbis_l@googlegroups.com [mailto:sbis_l@googlegroups.com] Em nome de Lucas Rizzi
Enviada em: quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 16:35
Para: sbis_l@googlegroups.com
Assunto: RES: [sbis_l] O Fim da TI em Saúde?

 

Sim Tiago,


Concordo, afinal falamos apenas da área de desenvolvimento, e a infraestrutura? Essa ficaria a cargo dos profissionais de TI, que necessariamente não precisam tem conhecimento profundo da área médica.

Estes poderão prover a melhor solução para os integração de todos os envolvidos.

 

Obrigado!

 

Lucas Rizzi

Gestor de Tecnologia da Informação

Jornalista – MTB 68449/SP

SERMED Saúde Ltda.

(16)9187 5766

(16)3946 9500

Skype: lucke.stz

 

"A Qualidade somos todos nós"

 

De: sbis_l@googlegroups.com [mailto:sbis_l@googlegroups.com] Em nome de Tiago Vaz
Enviada em: quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 15:57
Para: sbis_l@googlegroups.com
Assunto: Re: [sbis_l] O Fim da TI em Saúde?

 

Caro Gabriel,

 

parabéns pela visão impar sobre este assunto.

Concordo integralmente contigo.


Obrigado,
Tiago Vaz

 

Em 17 de janeiro de 2013 14:49, Gabriel <gabrielmng@gmail.com> escreveu:

Caros colegas,

 

A discussão acho muito relevante mas acredito que não haverá interesse em discutir de forma neutra porque há conflitos de interesse no grupo. Seria mais verdadeiro passar as informações para pessoas de fora da area para elas julgarem.

 

Sou da área médica e também sou desenvolvedor de sistemas. Vejo a TI, assim como a estatística, como área de meio e não de fim. Tenho 6 anos de faculdade e 3 de residencia e acho dificil mesmo para outro médico de outra especialidade avaliar os aspectos de um projeto de TI da minha área, até mesmo um especialista da mesma área que não atue há alguns anos.

 

Na soma dos conhecimentos, ainda acho que o especialista com 9 anos estaria mais próximo que um profissional de TI ( ambos não especialistas em TI de saúde) em relação aos meus projetos. Na época do assembly eu teria dúvida, mas hoje as opções exigem cada vez menos para resultados mínimos.

 

Já pensaram um estatístico entrar como autor dos trabalhos de saúde que ele analisou? Hoje o conhecimento dos profissionais de saúde sobre estatística cresceu muito, e creio que profissionais de saúde devem ter esses conhecimento de meio e participar dos projetos.

 

Só discordo de um ponto. Acho que profissionais de TI da informatica serão SEMPRE essenciais. E nesses projetos, em maior numero. Isso porque há inclusive muita coisa a se fazer que não depende nem tem relação com a saúde. O profissional de saúde não tem que se meter por exemplo na comunicação com o BD. Apenas uma pequena e específica parte é interdisciplinar e tem que envolver profissionais da saúde e da TI e ambos especialistas.

 

Boa tarde,
Gabriel Guimarães


Em 17/01/2013, às 09:56, Tiago Vaz <tiagoandresvaz@gmail.com> escreveu:

Foco é importante na vida para tudo.

 

Na minha opinião não deve existir esse protagonismo da TI, tão desejado por alguns, dentro da Área da Saúde.

 

O foco da área da saúde tem de estar na Assistência ao Paciente. 

 

E os técnicos da TI tem de ter outro foco, na Tecnologia, que é complexa, rápida e exige dedicação e especialização.

 

Saiu um report nos EUA recomendando o uso da metodologia ágil para construção de software para o governo, incluindo os setores da saúde;  

 

 

Não existem mais "Projetos de TI", mas sim "Projetos Apoiados pela TI".

Quem deve  liderar os projetos? No nosso caso, deveriam ser os médicos, enfermeiros, gestores, pacientes e etc.

 

Quando vejo relatórios como esse e que ditam tendências globais, volto a ter esperança de que os TIzeiros da saúde vão encontrar o seu lugar ao sol APOIANDO os projetos de TI em saúde e não colocando eles dentro do seu "mundo limitado" e "sem formação" (a maior crítica que leio aqui nesta lista da SBIS).

 

Se isso funcionar, quem vai precisar de programadores, analistas e gerentes experts na TI em saúde? 

 

Será que esse não é o caminho? Não sei a resposta, mas acho que vale pensar e debater esta alternativa.


Obrigado,
Tiago Vaz

--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

0 comentários: