Re: [sbis_l] VIII Curso de Verão de Informática em Saúde realizado com sucesso e muito aprendizado

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Excelente iniciativa prof Sabbatini!!!


Atenciosamente/Sincerely,
Giane Silveira Cobello
Especialista RIS/PACS
Cel.: (+55) 11 7549-2092

Enviado via iPhone

Em 08/02/2013, às 07:15, Abel Magalhaes <magalhaes.abel@gmail.com> escreveu:

Prezado Prof Sabbatini

Gostaria de publicamente dar meu depoimento sobre o curso. Realizei o mesmo no início da década de 90 quando era um médico recém-formado. Na época fui financiado pela Faculdade de Medicina da UFRJ e na volta do curso ajudei na formação de um núcleo de Informática em Saúde que funcionava dentro do Hospital Universitário. O nome que este núcleo ganhou foi CIMed (Comissão de Informática Médica) diretamente ligado à Direção da Faculdade de Medicina. Tivemos muitos cursos básicos realizados lá, inspirados nos ensinamentos recebidos por todo o pessoal do NIB-Unicamp. Um grupo razoavelmente grande (mais de 20 alunos) realizou estágio na CIMed (ainda tenho um bom contato com a maioria deles) que constava de estudo do tema (informática em saúde), participação nos nossos cursos (abertos também para o restante da comunidade) e projetos de pesquisa (elaboração de software educacional na área da saúde). Este projetos renderam uma boa produção científica apresentada no Brasil e no exterior. Olhando agora (se passaram quase 20 anos) vejo como o Curso foi importante não só para mim mas também para um grande número de pessoas!

Um abraço

Abel

Dr Abel Magalhães | magalhaes.abel@gmail.com
Cardiologia e Clínica Médica | CRM 52.58558-8
http://www.abelmagalhaes.com.br



2013/2/8 Renato M.E. Sabbatini, PhD <listas@edumed.org.br>
Caros colegas:

Muitos de vocês devem se lembrar dos cursos de férias de capacitação docente em informática em saúde que o saudoso Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, um dos centros pioneiros na área, fez entre 1986 e 1997. Alguns de vocês, até, participaram, como o Abel Magalhães, o Cláudio Giulliano, a Magdala Novaes, o Kleber Araújo, a Maria Lúcia Botelho, o Paulo Marcondes e muitos outros (foram quase 200 docentes e profissionais capacitados, no Brasil e na Argentina, em 10 cursos). Grandes lideranças foram motivadas a entrar na área por esse curso.

Um dos objetivos desse curso era dar uma fundamentação rápida, presencial, intensiva e em tempo integral, por 14 dias, de toda a informática em saúde. Também tinha por objetivo orientar como formar um núcleo de P&D e montar uma disciplina de informática em saúde em nível de graduação, pós-graduação, residência, extensão, etc. Sua proposta era realmente transformar a realidade nacional nos anos 80 e 90, em termos de informática em saúde em nível educacional.

O impacto foi significativo: cerca de 25 núcleos e disciplinas foram criadas diretamente em todo o Brasil, como resultado do Curso, e isso foi extremamente gratificante para mim e para minha equipe do NIB.

Tanto assim, que resolvi "ressuscitar" o curso, oferecendo o VIII Curso no Brasil. Como ninguém tem mais tempo de ficar 15 dias fora de casa ou do trabalho, fizemos um design inovador, que alterna a parte presencial, de apenas 6 dias e meio, com uma extensa parte a distância (mais um mês de atividades telepresenciais sincrônicas e assincrônicas, suportadas por um ambiente virtual de aprendizado). O curso é muito extenso, com quase 70 aulas e demonstrações, dezenas de exercícios práticos usando software de saúde de dominio público, etc.

Tenho o enorme prazer de contar que terminamos neste último sábado a parte presencial do curso, que foi feita no Instituto Edumed, em Campinas, com grande sucesso, e que contou com participantes de alto nível de todo o Brasil, de Florianópolis a Recife.

Já estamos programando o Curso de Verão 2014, que será na segunda quinzena de janeiro!
http://www.edumed.com.br/cursos/CursoVerao2014.html

Reserve suas férias para participar, pois garanto que vale a pena. Até mesmo para reciclagem, preparação para concursos, etc.

Para quem não pode, estarei oferecendo a versão totalmente a distância, com reuniões telepresenciais (por videoconferência) uma vez por semana, por 12 semanas.
http://www.edumed.com.br/cursos/InformaticaSaude2013a.html

Trata-se de um curso de pós-graduação, em nível de aperfeiçoamento (120 horas).
No ano que vem deveremos transformar em Curso de Especialização, com 400 horas, também totalmente a distância, pelo metodo telepresencial.

Agradeço sugestões, e fico à disposição para esclarecimentos.

Grande abraço
Sabbatini

PS: Por favor, que foi aluno de algum curso de verão do passado, entre em contato comigo, pois tenho grandes novidades para ex-alunos. Eu não tenho o endereço de todos.




--
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

--- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.



--
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br
 
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

0 comentários: