Temos a satisfação de anunciar que daremos início ao quarto ano sucessivo de realização do Ciclo de Seminários On-Line de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde, sob a égide da Diretoria de Educação e Capacitação Profissional da Sociedade Brasileira em Informática em Saúde (Diretor: Prof. Dr. Paulo Mazzoncino de Azevedo Marques, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).
A palestra inaugural será ministrada pelo primeiro e ex-diretor de educação da SBIS, Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, que aceitou o convite do Prof. Paulo para continuar a coordenar o Ciclo de Seminários. A programação deste ano, que constará de 10 palestras ministradas mensalmente por eminentes especialistas em Informática em Saúde, será divulgada brevemente para todos pela SBIS.
Data: Segunda feira, 4 de março de 2013, 20:00-21:30h, horário de Brasilia.
O Ciclo de Seminários é aberto a todos e de acesso gratuito. É ministrado através de um ambiente de webvideoconferência interativa. Todos os participantes podem fazer perguntas e discutir os tópicos propostos.
O Auditório Virtual da SBIS tem a capacidade de 100 lugares simultâneos. Para participar, é preciso cadastrar-se no site do Ciclo dos Seminários, segundo o seguinte procedimento:
1) Se você já tem cadastro, login e senha no site da SBIS Educação (www.sbis.virtual.org.br), basta clicar no endereço abaixo, e, quando solicitado, forneça o código de acesso SBISsem-2013
http://sbis.virtual.org.br/course/view.php?id=36
No dia e horas marcados, entre neste site e clique no ícone do Auditório Virtual SBIS 2.0 para entrar. Entre como convidado, e forneça apenas seu nome completo. Não é necessária uma senha para entrar. Recomendamos que você leia na primeira vez que entrar as Instruções para uso do Auditório Virtual
2) Se você ainda não é cadastrado, preencha o formulário no site acima (clicando na bola vermelha Inscreva-se Aqui, e aguarde contato por email. ATENÇÃO: serão aceitas novas inscrições apenas até o meio dia do dia 4 de março.
Resumo da Palestra
Atualmente, uma das grandes metas para a maioria dos hospitais e outras organizações de atenção de saúde é aperfeiçoar os processos de documentação clínica através do prontuário eletrônico do paciente (PEP), eliminando os registros em papel e os arcaicos SAMEs que os armazenam. É o sonho do "hospital sem papel". Acontece, no entanto, que a inerente complexidade, dificuldades, resistências, custos, e, principalmente, desconhecimento das tecnologias, processos e abordagens de gestão do prontuário sem papel, têm sido um grande obstáculo para que ele se torne realidade na maioria das instituições brasileiras. Nesta palestra procuraremos responder algumas perguntas e oferecer algumas soluções concretas para como sair do impasse e conseguir implantar o prontuário sem papel, seja através do GED (digitalização do legado), do PEP, ou da sua necessária e importantíssima integração em nível de estações clínicas, a base legal e jurídica para a substituição e eliminação definitiva do papel (CFM/SBIS, NGS2) , as tecnologias disponíveis, como o certificado digital. Daremos especial atenção à gestão de mudanças, necessidades de treinamento e mudanças culturais dos usuários, quais são os impactos previstos do PEP/GED e certificados digitais sobre o setor de TI da organização, as fases da implantação, e a gestão dos sistemas em produção, para que existam maiores chances de sucesso.
Currículo do Palestrante
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini
Cientista biomédico, doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, e professor adjunto aposentado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde fundou e dirigiu por 20 anos o Núcleo de Informática Biomédica e foi chefe da área de Informática Biomédica da Faculdade de Ciências Biomédicas, e membro do Grupo de Educação a Distância da Universidade. Foi também fundador, presidente e Diretor de Educação e Formação Profissional da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Foi diretor de informática médica da Associação Médica Brasileira, fundador e editor-chefe de várias publicações on-line e revistas de TICs em saúde, como Informédica, Revista Informática Médica e Intermedic. Edumed News,. Telemed Newsletter,SBIS News, etc. Fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, e coordenador do seu Centro Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde, e Secretário Geral do Instituto HL7 Brasil.
Home page: http://renato.sabbatini.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0332149722877197
0 comentários:
Postar um comentário