O estudo avaliou o cenário das seis técnicas publicitárias mais mundialmente utilizadas, são elas: publicidade televisiva, marketing nas escolas, patrocínio, merchandising, marketing na internet e promoções de vendas. Constatou-se que a publicidade televisiva é o principal meio no marketing de alimentos e bebidas em todo o mundo, exercendo influências sobre o público infantil. Com isso, é a técnica mais discutida e regulamentada. Entre os 73 países pesquisados, 85% estabeleceram alguma regulamentação específica para publicidade televisiva direcionada às crianças e 44% restringiram o horário e o conteúdo da publicidade dirigida a esse público. Saiba mais.
Abuso da publicidade dirigida à criança
Há muito tempo a publicidade percebeu que as crianças têm influência nas compras da família. Técnicas de venda, linguagem específica e fantasias são usadas para conquistar a atenção e a emoção das crianças. A responsabilidade pela educação das crianças deve ser de todos: família, estado e sociedade. Portanto, a regulação da publicidade dirigida às crianças é fundamental para formação plena do indivíduo. Cada vez mais as crianças estão sentadas em frente à tevê ou na internet. Até bancos possuem sites específicos para crianças, fingindo não vender produtos, mas trabalhando a aproximação da marca, criando memórias afetivas. Na ânsia de formar antecipadamente novos consumidores, a publicidade encurta a infância, sem medir as consequências dessa apropriação indébita.
O que caracteriza o abuso da publicidade dirigida à criança é, principalmente, o fato de se aproveitar da ingenuidade infantil para vender produtos e serviços. A criança acredita no que ouve e vê. Portanto, também acredita que o produto ou serviço vai realmente proporcionar os benefícios e prazeres que a publicidade promete. Um adulto compreende que um tênis não vai deixá-lo rico e famoso como o astro esportista que o anuncia. No caso das crianças, elas realmente acreditam que vão ganhar poderes com o achocolatado, que entrarão num mundo encantado se possuírem a boneca ou que serão mais felizes se tomarem o refrigerante. A publicidade produz um jogo desigual, no qual quem anuncia para as crianças sabe o que está fazendo, enquanto elas não sabem exatamente o que estão comprando. A inconsequência chega no limite quando as crianças são transformadas em promotoras de venda ao insistirem para os pais adquirirem determinado produto ou serviço.
Em diversos países com tradição democrática
...
=~=~~~~~=~========
ARTIGOS CORRELACIONADOS >>> http://www.medicina.ufmg.br/observaped/index.php/prevencao-de-obesidade-e-doencas-associadas.html
"Quem possui a faculdade de ver a Beleza, não envelhece." Franz Kafka
--
Esta msg segue aos inscritos em NOSSO TIME, que DOA ESFORÇO FÍSICO, DEDICAÇÃO MENTAL E GASTO MONETÁRIO NA ARTE DE VIVER MAIS E MELHOR por que, no final das contas, a sociedade inteira, nós TODOS PAGAMO$$$$ pela doença e/ou aposentadoria precoce de um sequer.
Em respeito ao seu tempo, envio APENAS retalhos da informação, aquilo que considero ser o suficiente para inFORMAR e deFORMAR para transFORMAR. Aceitar e buscar a mudança, ser diferente a cada novo ano, mês, dia, hora, momento... eis a Gratidão pela vida atual, e futura: longevidade com vigor !!!
A REPLICAÇÃO é recomendável, com extremo cuidado pela NETÉTICA: seja TOLERANTE, pois!
Gratíssimo .'.
Olair Rafael SEEEMMPRE MELHORR
Pediatria-Homeopatia-Med.Trabalho
Jacareí-SP /// www.sol.med.br
Você deve indicar mais pessoas para nosso e-grupo; também mudar seu email.
e
PARA SER ELIMINADO ??? >>> http://groups.google.com.br/group/educacao-em-saude/unsub?u=XuvTqgwAAADheanGLn_sSJdyXgsUCvNQ&hl=pt-BR
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "EDUCAÇÃO EM SAÚDE" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para educacao-em-saude+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
0 comentários:
Postar um comentário