{EDUCAÇÃO EM SAÚDE} Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde /// INFÂNCIA: PROMOVER SAÚDE x TRATAR DOENÇAS

quarta-feira, 3 de julho de 2013
...
 alta prevalência de sobrepeso e obesidade entre crianças e adolescentes, tais como: o sedentarismo, a alta ingestão de alimentos industrializados e "fast-food" – todos ricos em gordura, sal e açúcar – em substituição aos integrais e orgânicos, os hábitos alimentares familiares inadequados e a influência forte e abusiva do marketing de alimentos sobre as crianças e adolescentes (sendo a televisão o principal veículo utilizado), estimulam de modo  generalizado e indiscriminado o aumento do consumo de alimentos hipercalóricos e pouco nutritivos. As crianças e os adolescentes são os que se apresentam mais vulneráveis a esse grande estímulo que é promovido pela indústria alimentícia.
...
projeto de abordagem mundial: "Estratégia Global sobre Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde". Diversas estratégias foram analisadas para limitar esse crescimento. Entre elas, destaca-se a regulamentação do marketing de alimentos, em especial aquele direcionado ao público infantil. Para aprofundar as discussões acerca desse tema, a OMS expediu a seguinte revisão "Marketing de alimentos para crianças: o cenário global das regulamentações".

O estudo avaliou o cenário das seis técnicas publicitárias mais mundialmente utilizadas, são elas: publicidade televisiva, marketing nas escolas, patrocínio, merchandising, marketing na internet e promoções de vendas. Constatou-se que a publicidade televisiva é o principal meio no marketing de alimentos e bebidas em todo o mundo, exercendo influências sobre o público infantil. Com isso, é a técnica mais discutida e regulamentada. Entre os 73 países pesquisados, 85% estabeleceram alguma regulamentação específica para publicidade televisiva direcionada às crianças e 44% restringiram o horário e o conteúdo da publicidade dirigida a esse público. Saiba mais.

 

Abuso da publicidade dirigida à criança

Há muito tempo a publicidade percebeu que as crianças têm influência nas compras da família. Técnicas de venda, linguagem específica e fantasias são usadas para conquistar a atenção e a emoção das crianças. A responsabilidade pela educação das crianças deve ser de todos: família, estado e sociedade. Portanto, a regulação da publicidade dirigida às crianças é fundamental para formação plena do indivíduo. Cada vez mais as crianças estão sentadas em frente à tevê ou na internet. Até bancos possuem sites específicos para crianças, fingindo não vender produtos, mas trabalhando a aproximação da marca, criando memórias afetivas. Na ânsia de formar antecipadamente novos consumidores, a publicidade encurta a infância, sem medir as consequências dessa apropriação indébita.

O que caracteriza o abuso da publicidade dirigida à criança é, principalmente, o fato de se aproveitar da ingenuidade infantil para vender produtos e serviços. A criança acredita no que ouve e vê. Portanto, também acredita que o produto ou serviço vai realmente proporcionar os benefícios e prazeres que a publicidade promete. Um adulto compreende que um tênis não vai deixá-lo rico e famoso como o astro esportista que o anuncia. No caso das crianças, elas realmente acreditam que vão ganhar poderes com o achocolatado, que entrarão num mundo encantado se possuírem a boneca ou que serão mais felizes se tomarem o refrigerante. A publicidade produz um jogo desigual, no qual quem anuncia para as crianças sabe o que está fazendo, enquanto elas não sabem exatamente o que estão comprando. A inconsequência chega no limite quando as crianças são transformadas em promotoras de venda ao insistirem para os pais adquirirem determinado produto ou serviço.

Em diversos países com tradição democrática

...

fonte: http://www.medicina.ufmg.br/observaped/index.php/forum/view-postlist/forum-4-obesidade-infantil-e-marketing-direcionado-as-criancas/topic-28-crianca-a-alma-do-negocio.html

 

=~=~~~~~=~========

 

ARTIGOS CORRELACIONADOS >>> http://www.medicina.ufmg.br/observaped/index.php/prevencao-de-obesidade-e-doencas-associadas.html




Gratíssimo.'.

Dr Olair Rafael Seeemmpre Melhorrr
Títulos: Pediatria - Medicina do Trabalho
PGs: Homeopatia - Nutrologia (CNN2013) 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
"Quem possui a faculdade de ver a Beleza, não envelhece
." Franz Kafka
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Se/quando desejar, responda com "REMOVER."


--
--
Esta msg segue aos inscritos em NOSSO TIME, que DOA ESFORÇO FÍSICO, DEDICAÇÃO MENTAL E GASTO MONETÁRIO NA ARTE DE VIVER MAIS E MELHOR por que, no final das contas, a sociedade inteira, nós TODOS PAGAMO$$$$ pela doença e/ou aposentadoria precoce de um sequer.
Em respeito ao seu tempo, envio APENAS retalhos da informação, aquilo que considero ser o suficiente para inFORMAR e deFORMAR para transFORMAR. Aceitar e buscar a mudança, ser diferente a cada novo ano, mês, dia, hora, momento... eis a Gratidão pela vida atual, e futura: longevidade com vigor !!!
A REPLICAÇÃO é recomendável, com extremo cuidado pela NETÉTICA: seja TOLERANTE, pois!
Gratíssimo .'.
Olair Rafael SEEEMMPRE MELHORR
Pediatria-Homeopatia-Med.Trabalho
Jacareí-SP /// www.sol.med.br
Você deve indicar mais pessoas para nosso e-grupo; também mudar seu email.
e
PARA SER ELIMINADO ??? >>> http://groups.google.com.br/group/educacao-em-saude/unsub?u=XuvTqgwAAADheanGLn_sSJdyXgsUCvNQ&hl=pt-BR
 
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "EDUCAÇÃO EM SAÚDE" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para educacao-em-saude+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

0 comentários: