O que é o openEHR?
O openEHR é um conjunto de especificações abertas para Registros Eletrônicos de Saúde (RES). As suas principais características são:
- Uma abordagem que separa as atribuições do profissional de informática das atribuições dos clínicos no desenvolvimento de um RES.
- Representa de forma estruturada os conceitos clínicos (e.g. pressão arterial, diagnóstico, prescrição) utilizados na construção de RES.
- Padrão aberto, cujo conteúdo é validado e atualizado por uma ampla comunidade internacional.
- Combina diferentes conceitos clínicos, sendo possível construir a estrutura de um RES. A ideia é semelhante a encaixar peças de LEGO para construir diferentes objetos.
O openEHR já é utilizado em diversos países como Inglaterra, Austrália, Suécia, Holanda e Brasil.
Profissionais e estudantes da área de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, etc.) e de informática, bioinformáticos, participantes de projetos de informatização em saúde e outros que tenham interesse no desenvolvimento de sistemas de informação em saúde alinhados com a evolução clínica e de acordo com a determinação do Ministério da Saúde do Brasil.
Ao fim do curso é esperado que todos os estudantes tenham aprendido:
• Problemas atuais na estruturação de dados em saúde
Médico, Mestre em Informática Médica pela Universidade do Porto, Médico Residente em oftalmologia do Hospital Santa Luzia, MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pesquisador e Professor Convidado na Universidade do Porto, com participação nos projetos de pesquisa relacionados com a caracterização das necessidades, fluxos e disponibilidade de informação dos principais stakeholders e com a criação de arquétipos e templates em openEHR.
Dra. Jussara Macedo Pinho Rötzsch
Médica, Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora da Fundação OpenEHR, Membro do Programa de Conteúdos Clínicos e do Programa de Localização da Fundação OpenEHR. Coordenadora líder em gestão de arquétipos da SBIS. Membro do Grupo Executivo do Projeto de e-saúde brasileiro, sendo coordenadora do grupo de trabalho de serviços, sistemas e interoperabilidade.
Duração do Curso
O curso terá duração prevista de 8 horas. Durante este tempo serão intercalados momentos de aulas teóricas e prática assistida com uso das ferramentas do openEHR.
Programa do Curso
• A importância da informação para o profissional de saúde
Dr. Marivan Santiago Abrahão, MD, MSc
Presidente, Instituto HL7 Brasil
Coordenador Técnico:
Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD
Secretário Geral, Instituto HL7 Brasil
Presidente, Instituto Edumed, HIT Education
0 comentários:
Postar um comentário