[sbis_l] Pos-doutorado na Europa

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Proposta de Pós-doutorado

A Vreij University of Amsterdan (Holanda) e o Public Research Centre Henri Tudor (Luxembourg) estão procurando um candidato de pós-doutorado para participar de suas atividades conjuntas de pesquisa.

Ambiente de trabalho

O candidato realizará 50% das atividades no grupo de pesquisa Knowledge Representation & Reasoning do Departamento de Inteligência Artificial da Vreij University of Amsterdan sob a orientação de professor Frank van Harmelen (http://www.cs.vu.nl/~frank.van.harmelen/#CV) e da professora Annette ten Teije (http://www.few.vu.nl/~acm.ten.teije/index.html). Os outros 50% das atividades serão realizadas no departamento SANTEC do Public Research Centre Henri Tudor sob a orientação do Dr. Marcos Da Silveira (http://santec.tudor.lu/team/marcos.dasilveira) e do Dr. Cédric Pruski (http://www.santec.lu/team/pruski).

Contexto

Existe uma contradição entre os objetivos dos "Linked Open Data (LOD)" e as expectativas dos profissionais da área da saúde. Na área da saúde os dados são tidos como confidencias e poucos profissionais dessa área desejam que os dados gerados por eles seja acessados por todos. Porém, esses mesmos profissionais desejam ter acesso a todos os dados que possam ajudá-los a tomar a melhor decisão sobre a saúde de seus pacientes. Se para isso, sistemas computacionais são requeridos, então dados com uma "semântica interpretável por computadores" e "interligados" são indispensáveis para uma melhor assistência aos utilizadores.

Algumas inciativas na área da saúde puderam mostrar que alguns tipos de dados podem ser publicados na Internet sem que isso implique em uma violação à privacidade dos pacientes. Por exemplo o projeto financiados pela IMI-funded OpenPhacts (<http://www.openphacts.org>) ou pela Bio2RDF (<http://www.bio2rdf.org>).

Essa proposta de projeto visa prover aos pesquisadores da área médica um ambiente que permitira integrar as pesquisas em andamento ao "ecossistema do Linked open data" afim de cobrir todo o processo de transição entre as pesquisas feitas em laboratório e as práticas clínicas dos médicos (from bench-to-bedside).

Nossos trabalhos prévios mostraram que muitos dados da área da saúde podem ser postos a disposição de todos via internet e que vários projetos de pesquisas podem beneficiar-se desses dados. Por exemplo, a lista de efeitos colaterais de medicamentos, os resultados de testes clínicos, coleções de protocolos médicos, e as listas de indicadores de qualidade e de performance médica.

Trabalhos

Os trabalhos que serão realizados nesse projeto consistem em:

·         Desenvolver e aplicar técnicas de alinhamento semântico para correlacionar (via mapas) o processo de Bench-to-bedside aos dados (semi-)estruturados gerados pelas instituições de saúde ou disponíveis na Internet (LOD).

·         Adaptar e aplicar técnicas de manutenção automático de mapeamentos semânticos afim de manter a qualidade dos mapas existentes.

Esses trabalhos serão aplicados a dois casos de estudo:

1.       Ciclo de atualização dos protocolos clínicos

2.       Busca, instanciação, e comparação de indicadores de qualidade médica.

Pré-requisitos do candidato

Doutorado em Informática ou Engenharia e com uma comprovada experiência em Semantic Web, Ontologias, e Sistemas de suporte a decisão.

Uma experiência prévia com sistemas da área médica seria apreciada.

Um bom nível de Inglês é exigido (todas as reuniões e documentos serão em inglês).

Contato

Para maiores informações contate:

Dr. Marcos Da Silveira (Inglês ou Português)

Prof. Frank van Harmelen (Inglês)

--
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

0 comentários: