Re: [sbis_l] Assinatura digitalizada

terça-feira, 18 de novembro de 2014


Em 18 de novembro de 2014 09:46, Paulo César Barbosa Fernandes <paulo.barbosa.fernandes@gmail.com> escreveu:
Rosane, acabei de contar meu caso acima, mas do setor financeiro, em resumo atualmente no Brasil a assinatura digitalizada tem mais valor que a assinatura eletrônico. Isso não é difícil entender, boa parte das leis, decretos e portarias falam que o documento deverá estar assinado e carimbado, como você chega para uma pessoa e mostra um documento sem assinatura e carimbo e ele vai acreditar que aquilo tem mais valor que a assinatura digitalizada e um carimbo que você faz por R$ 15,00???

Quantas pessoas hoje sabem como e onde validar um documento?? Quantas realmente conhecem os padrões e políticas de assinatura definidos no DOC ICP 15. Quantos eventos participamos e o certificado tem apenas assinatura digitalizada e quando tem assinatura digital o mesmo está fora do padrão brasileiro.

Att,
Paulo César


Pois é, Paulo César, se até os bancos não conhecem assinatura eletrônica... imagina a área da saúde! E os pacientes, então!
É como você falou, a população em geral não tem conhecimento suficiente sobre o assunto. E vai longe para adquirir.
Para começar, sequer se tem a noção que, para validar um documento assinado eletronicamente, a validação tem que ser eletrônica, precisamos de um aplicativo que valide (se for impresso, já não pode ser validado em papel). E para validar um documento em papel, aí sim, deve-se ter a assinatura em punho, real e não digitalizada.

Talvez, assinatura eletrônica continue utópica por muito tempo...

Abraços,

Rosane Gotardo

--
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

0 comentários: