Bom dia Kátia.Uma boa interface se apoia sobre 4 pilares: princípios de design, metas de usabilidade, metas de experiência do usuário (ux) e avaliação.* Princípios de design é fácil perceber depois que os entende bem, são eles: visibilidade, feedback, restrições, consistência e affordance (dica). Todavia, o usuário não tem a menor ideia do que é isso, de tal modo, que se precisar perguntar alguma coisa sobre faça perguntas bem diretas como: "Todas as páginas/telas possuem visual iguais para ações semelhantes?" (isso seria uma pergunta sobre consistência, por exemplo)* Metas de usabilidade são facilmente verificáveis com questionários, são elas: eficácia, eficiência, segurança, utilidade, facilidade de aprender e lembrar. Algumas perguntas para verificá-las, por exemplo para um site de compras:- Eficácia: quanto um produto é bom em fazer o que se espera dele.O produto permite que as pessoas aprendam, realizem seu trabalho de forma eficiente, acessem a informação de que necessitam ou comprem o s produtos que desejam?- Eficiência: como um produto auxilia os usuários na realização de suas tarefas.Os usuários conseguirão manter um alto nível de produtividade, uma vez que tenham aprendido como utilizar um produto para realizar suas tarefas?- Segurança: proteger o usuário de condições perigosas e situações indesejáveis.Qual é a gama de erros possíveis ao se utilizar o produto e quais as medidas que o produto permite que o usuário tome para corrigir os erros facilmente?- Utilidade: medida na qual o produto oferece o tipo certo de funcionalidade, de modo que os usuários possam fazer aquilo que precisam ou desejam.O produto fornece um conjunto adequado de funções que permitam aos usuários realizar todas as suas tarefas de maneira que desejam?- Aprendizagem: facilidade de aprender a usar um sistema.O usuário saberá como usar o produto explorando a interface e experimentando determinada ações?Será difícil aprender todo o conjunto de funções dessa maneira?- Memorização: facilidade de lembrar como utilizar um sistema depois de já tê-lo aprendido.Que tipos de suporte de interface foram fornecidos com o objetivo de ajudar os usuários a lembrarem como realizar as tarefas, especialmente para produtos e operações que são utilizados com pouca frequência?* Experiência com usuário (UX): muito subjetivo, porque permeia o campo do sentimento. As perguntas podem ser direcionadas para o que agradou o usuário e o que o desagradou. Porém, perceba: cada usuário responderá o que sentiu ao usar o sistema, de tal modo, que se mudarem os usuários essa avaliação também pode mudar. Por isso, tente fazer questionários iguais separando as respostas por público alvo.Aspectos desejáveis da experiência de usuário:Satisfatório, Prestativo, Divertido (fun), Agradável, Motivador, Instigante, Atraente (engaging), Desafiador, Surpreendente, Prazeroso (pleasure), Melhora a sociabilidade, Recompensador, Emocionante/excitante, Apoia a criatividade, Emocionalmente graficamente, Interessante (entertaining), Cognitivamente estimulante, etc..Aspectos indesejáveis da experiência de usuário:Tedioso Desprazeroso, Frustrante Condescendente (patronizing), Faz com que alguém se sinta culpado, Faz com que alguém se sinta estúpido, Irritante, Forçosamente bonito (cutesy), Infantil Artificial/falso (gimmicky), etc..* Avaliação: isso que você está prestes a fazer.Esses conceitos podem ser encontrados no anexo que estou te enviando que é um resumo de alguns pontos do livro:PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvone; SHARP, Helen. Design de Interação: Além da Interação homemcomputador. Editora Bookman, São Paulo: 2005.[]'s Prof. Dr. Flavio Barbosa.CIAware :: Centro de Informatizações e Análises
Em quarta-feira, 8 de julho de 2015 21:18:23 UTC-3, robfono escreveu:olá pessoal,Alguém pode me sugerir um questionário para avaliação de amigabilidade de software pelos dos usuários????grata--
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