XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde - CBIS 2016
"A Informática Transformando a Saúde"
27 a 30 de novembro de 2016 - Goiânia/GO, Brasil
1ª Chamada para submissão de trabalhos
A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) tem o prazer de divulgar os temas para a submissão de trabalhos no CBIS 2016. Com o tema central "A Informática Transformando a Saúde", o evento é o mais importante do país nesta área e reúne profissionais e gestores da saúde, da computação e da informação, educadores, alunos, pesquisadores e os mais diversos interessados em trocar experiências que envolvam aplicações da informática no cuidado à saúde.
O evento está organizado em 3 eixos: Eixo I: Sistemas clínicos; Eixo II: Informática disciplinar e transdisciplinar aplicada à saúde; Eixo III: Organização, gestão e impacto social da informática em saúde, que envolvem 39 temas da atualidade a serem explorados nas várias modalidades de submissão. Nesta edição, o evento espera ainda mais a sua participação, que pode acontecer em seis formatos: Pôster, Artigo completo, Relato de caso, Tutorial, Painel e Demonstração. Uma vez aceito, o seu trabalho passa a fazer parte da programação do evento, e você poderá expor suas propostas, habilidades e experiências e discuti-las com especialistas e demais participantes. Haverá uma sessão especial para pôsteres da Iniciação Científica.
Para conhecer os eixos, temas e modalidades em detalhes, consulte: www.sbis.org.br/cbis2016
Atenção para as modalidade de submissão e datas:
Calendário:
Submissão de trabalhos (todas as categorias): de 15/03/2016 a 31/05/2016
Notificação de aceite: 08/08/2016
Envio da versão final para anais do evento: 31/10/2016
Prazo para inscrição de pelo menos um coautor: 31/10/2016
Publicação online dos anais do evento: 25/11/2016
Modalidades de Submissão:
1) Pôster: Contribuição científica em formato resumido e original a respeito de um estudo finalizado ou em andamento que envolva aplicações da Informática em Saúde. Os resumos aceitos serão apresentados durante o evento na forma de pôster em local e horário a ser divulgado, com a presença do autor.
a) Pôster de Iniciação Científica: Alunos de iniciação científica poderão apresentar resultados de seus projetos, desde que previamente aprovados pelo orientador, que deverá obrigatoriamente compartilhar da autoria.
2) Artigo completo: Trata-se de uma contribuição para o avanço da ciência, na forma de um artigo original escrito à partir de estudo científico, sobre aplicações da Informática em Saúde, assim como revisões sistemáticas da literatura. Os artigos aceitos serão apresentados durante o evento na forma de apresentação oral.
3) Relato de caso: Relato estruturado de caráter não científico para apresentação de experiências bem sucedidas ou não, que envolvam quaisquer temas de Informática aplicada à Saúde. Os artigos aceitos serão apresentados durante o evento na forma de pôster ou apresentação oral.
4) Tutorial: Atividade educativa que explora um tópico específico de aplicação da Informática em Saúde. Deve ser ministrado por 1 a 3 instrutores, como parte das atividades do evento. Cada tutorial terá 3 ou 6 horas de duração. Os interessados devem enviar o tema a ser ministrado, objetivo do tutorial, estratégia de ensino com os tópicos que serão abordados e o público-alvo. Os tutoriais aceitos terão inscrições abertas no site do evento, com taxas adicionais específicas.
5) Demonstração: Trata-se de apresentação de um produto inovador ou experiência relevante, não comercial, de qualquer aplicação de Informática em Saúde, como sistemas, dispositivos, aplicações, resultado de pesquisas e esforços públicos ou privados. Cada demonstração terá 45 minutos de duração. Os interessados devem enviar proposta especificando o que será demonstrado, assim como seu caráter inovador. As demonstrações farão parte da programação do evento com cronograma e local específico para sua apresentação.
6) Painel: Trata-se da apresentação de pontos de vista, experiências ou temas atuais, com a participação de 3 ou 4 apresentadores, moderados por um coordenador. Cada painel terá 90 minutos de duração. Os interessados devem enviar proposta especificando o tema que será abordado, quem serão os participantes e a sua relevância para a comunidade. Os painéis farão parte da programação do evento com cronograma e local específico para sua apresentação.
Submissões através de Plataforma Online:
Apenas serão avaliados os trabalhos submetidos através da plataforma do evento e no formato previamente definido no template / formato da modalidade. Os detalhes para a submissão serão divulgados em breve.
Avaliação das Submissões e Regulamento:
Os trabalhos serão revisados por pelo menos dois especialistas convidados da Comissão Científica, segundo calendário de submissões. Os critérios de qualificação da submissão incluem relevância, originalidade, contribuição científica ou tecnológica e adequação da apresentação ao template / formato específico da modalidade. Todas os artigos completos e resumos de pôsteres aceitos serão publicados pela SBIS nos Anais do XV CBIS, em formato digital (ISSN 2178-2857). Para isto, o trabalho deve ter sido previamente aprovado pelos revisores, ter o formato final adequado às normas editoriais e pelo menos um dos coautores do trabalho regularmente inscrito até 31/10/2016.
Não há limite para as modalidades de submissão e você poderá se inscrever em todas, mas em cada modalidade o limite é de 3 trabalhos por autor. Todos os autores e coautores devem ter contribuído de forma relevante para a elaboração do texto, assim como no estudo ou experiência apresentada. Os alunos de Iniciação Científica precisam ter o trabalho previamente aprovado pelo seu orientador principal.
Comissão Científica
Presidente: Zilma Silveira Nogueira Reis (FM; UFMG; SBIS)
Vice-Presidente: Lincoln de Assis Moura Jr (IMIA)
Comissão Organizadora
Presidente: Juliana Pereira de Souza-Zinader (INF; CGIS-UFG; SBIS)
Vice-Presidente: Rejane Faria Ribeiro-Rotta (FO; CGIS-UFG)
Claudia Regina De Oliveira Zanini (EMAC; CGIS-UFG)
Cláudio Giulliano Alves da Costa (SBIS)
Fábio Nogueira de Lucena (INF; CGIS-UFG)
Leandra Lara Resende de Carneiro (SBIS)
Marcelo Lúcio da Silva (SBIS)
Marília Mendonça Guimarães (FANUT; CGIS-UFG)
Mércia Pandolfo Provin (FF; CGIS-UFG)
Paulo Rogério Rades (SBIS)
Plínio de Sá Leitao-Junior (INF; CGIS-UFG)
Renata Dutra Braga (INF; CGIS-UFG)
Sandro Rogério Rodrigues Batista (FM; CGIS-UFG)
Silvana Lima Vieira dos Santos (FEN; CGIS-UFG)
Tadeu João Ribeiro Baptista (FEFD; CGIS-UFG)
* Universidade Federal de Goiás - Comissão de Governança da Informação em Saúde (CGIS-UFG)
Informações da diretoria da SBIS: www.sbis.org.br/diretoria-atual
Informações completas sobre o CBIS 2016: www.sbis.org.br/cbis2016
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Juliana Souza-Zinader e Rejane Ribeiro-Rotta Comissão Organizadora do CBIS 2016 http://www.sbis.org.br/cbis2016 cbis2016@sbis.org.br
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