Re: [sbis_l] Dúvidas sobre conceitos em Laboratórios de Análise Clínica

quarta-feira, 24 de maio de 2017
Caro José,

acredito que cada software tem uma maneira de ser, tem identidade própria, dependendo da forma que foi estruturado. Vou tentar te esclarecer com base em como tratamos em nosso software.

Em 23 de maio de 2017 23:54, <josemariacastro61@gmail.com> escreveu:


Gostaria de saber se a estrutura correta para subdividir um laboratório é Setor e para cada setor várias Bacadas ou se realmente bancada e setor é a mesma coisa.

Tratamos apenas como setor. Um laboratório pode ter 'n' setores, seja de coleta, seja de realização do exame. Mas isso depende da visão do software. Pode ser que para o que você utiliza seja denominado bancada. O certo? Creio que não dá para dizer o que é o certo. Existem "vários certos".
 

Outra dúvida é que as descrições das estruturas como recipiente e material foram cadastradas para exibir certas informações na etiqueta, então por exemplo, se o material é congelado ou não, como o Soro, isso fico na descrição para ser impresso. O correto é dessa forma mesmo ou é melhor colocarmos isso em outros campos nas estruturas?

Não trabalhamos com recipiente. Trabalhamos com coletas. Cada coleta é de um material apenas, em um momento do tempo específico, em um volume especificado, e poderá realizar 'n' exames.
Quanto aos materiais, a especificação de como o material será registrado, depende do laboratório. O mais comum é especificar o material que o exame será realizado, uma vez que ele deve constar no resultado. Por exemplo: é coletado o sangue total, mas usa-se o soro para realizar determinados exames. No material, especifica-se soro, que será obtido a partir do sangue total coletado.
Temos clientes que utilizam as seguintes descrições para identificar materiais à base de "soro": 
"SORO/AMBIENTE/SEM GEL"
"SORO/ATRAA"
"SORO/CHLA"
"SORO/ENDOM"
"SORO/FTA"

Outros clientes, usam apenas "soro".

Outro exemplo: para o sangue total, é comum ver:
"Sangue Total"
"Sangue Total/EDTA"

Então, isso depende de cada laboratório e, geralmente, quem determina isso é o responsável técnico (bioquímico ou outro), uma vez que o material do exame - conforme citei acima - precisa ser identificado no resultado do mesmo (laudo). Tem resolução da ANVISA, que não me recordo agora.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Rosane Gotardo
 

--
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

0 comentários: