{EDUCAÇÃO EM SAÚDE} POR QUÊ ADOECEMOS ? PARA QUÊ NOS CURAMOS?

domingo, 8 de março de 2020

Quando o enfermo encontra um terapeuta que se interessa por elevar o nível da saúde da pessoa doente o processo de recuperação fica mais suave e duradouro. Em consequência vai se levar uma vida com bom ânimo, agradável sensação de bem-estar, benquerença e boa convivência com as pessoas do entorno, anto no ambiente familiar, social e de trabalho e também nos momentos de folga e lazer.

As experiências ao longo da vida, se bem aproveitadas, permitem evolução do nível de consciência com cada indivíduo e com o Todo. São desafios rotineiros que são acumulados e ficam bem demonstrados pela Sabedoria nas relações com as dificuldades do cotidiano.

Ao sair da condição de saúde requer avaliar os diferentes corpos que compõe o organismo, ou seja: cuidar onde pode ter acontecido a perda do equilíbrio das dimensões físicas e sutis cujo mecanismo se retroalimentam (feed-back) em harmonia dinâmica quer seja no corpo físico, no corpo mental-emocional, no corpo mental-racional e ainda mais sutis, nos níveis psicológicos e espirituais.

A Medicina Integrativa cuida do bem-estar da pessoa em todas suas dimensões, o que inclui tudo em volta da pessoa, inclui os seres animados e os seres inanimados também! Por que tudo vibra, tudo é energia, tudo tem polaridades – e permanecem seus polos opostos e complementares por mais que seja partida a partícula!

Seguir o conselho do ancião ajuda a caminhar pelo melhor caminho sem tantos atropelos na viagem. As tradições dos mais diferentes povos trazem conhecimento de promoção da saúde, de prevenção de doenças e de cura dos doentes primeiro por intermédio de reintegração da pessoa enferma com o meio em que ela vive: antes de tudo remover a causa do desequilíbrio.

É uma abordagem transcultural com heurística milenar diametralmente oposta ao modelo terapêutico dominante na medicina ocidental iniciado no começo do século 20 em que foca todo esforço em aniquilar o agente causador do mal: vence a guerra com resultados devastadores do terreno de batalha, o corpo humano fica cada vez mais suscetível para outra vez adoecer.

Alopatia pelo senso estrito significa "caminhar ao lado", todavia se desviou para um consenso em que atua o modelo terapêutico de usar os contrários em que prevalecem as condutas com base no "anti-qualquer-coisa" que mais servem para controlar e aliviar os sinais e sintomas da queixa principal que traz o doente ao médico de plantão.

Pouquíssima ou nenhuma "escuta" das queixas por detrás da doença orgânica. Nada se quer saber do corpo emocional nem da psicodinâmica familiar e, quando estes sinais de distúrbio da psique individual e/ou familiar e/ou grupal surgem não são notados e seguem prontamente encaminhadas aos especialistas, geralmente para Psicologia ou Psiquiatria... E a doença-base continua perturbando a vida do enfermo e de seus familiares com custo financeiro, emocional além de perder o precioso tempo – a própria vida! – que se esvai sem sequer buscar se recuperar para uma vida longa, saudável e plena de "completo bem estar físico e mental e social" dimensões acrescentadas pela definição de saúde pela OMS-Organização Mundial da Saúde e não somente ausência de afecções nem enfermidades.

Após recuperar a saúde perdida manda o bom conselho que é providencial se dedicar aos exercícios de elevação da conduta ético-moral, fazer uma avaliação para fixar o aprendizado – onde foi que eu errei?! – e manter a mente bem-intencionada em conquistar aquelas vibrações cada vez mais sutis que garantem suavidade tanto nas ações quanto nas reações do tríade corpo, mente e espírito.

A Homeostasia indica haver bom funcionamento das funções metabólicas das células, tecidos e órgãos, desde o fluxo balanceado pelas membranas das células adequando as trocas dentro e fora de cada uma dos trilhões de células do corpo que permanece se construindo/destruindo com a energia das organelas. Ao se perder este "mais perfeito equilíbrio-dinâmico" acontecem as primeiras queixas no enfermo de "estranhas sensações como se" bem antes de aparecerem os sinais e sintomas da doença no órgão alvo do corpo físico.

Sim, higiene é tudo! Começa pela exposição da pele nua à luz do sol logo pela manhã. Abrir todas janelas da casa, principalmente dos aposentos onde se dorme para garantir boa ventilação e corrente de ar fresco do alvorecer de um novo dia. É necessário aumentar a quantidade e melhorar a qualidade de água: ao longo do dia beber água sem gelo em pequenos goles durante o dia todo e à noite deixar uma garrafinha (mamadeira) na cabeceira da cama para nem precisar se levantar.

Aproveita e leia mais de uma vez o nosso conjunto de "Dicas e Sugestões para uma Vida Longa, Saudável com Vigor Juvenil" ao clicar neste link ou copie e cole no seu navegador:

https://docs.google.com/document/d/1JBwtfrOCY1mOy3L-btK4Pj3_pYF3QR4ku2i2YsE5Nzc/edit

 

Em São José dos Campos (SP), Brasil, em 08/03/2020, pelas 05h25 por Olair Rafael da Silva Jr, médico Pediatra, Homeopata, Nutrólogo, outras.

--
--
Esta msg segue aos inscritos em NOSSO TIME, que DOA ESFORÇO FÍSICO, DEDICAÇÃO MENTAL E GASTO MONETÁRIO NA ARTE DE VIVER MAIS E MELHOR por que, no final das contas, a sociedade inteira, nós TODOS PAGAMO$$$$ pela doença e/ou aposentadoria precoce de um sequer.
Em respeito ao seu tempo, envio APENAS retalhos da informação, aquilo que considero ser o suficiente para inFORMAR e deFORMAR para transFORMAR. Aceitar e buscar a mudança, ser diferente a cada novo ano, mês, dia, hora, momento... eis a Gratidão pela vida atual, e futura: longevidade com vigor !!!
A REPLICAÇÃO é recomendável, com extremo cuidado pela NETÉTICA: seja TOLERANTE, pois!
Gratíssimo .'.
Olair Rafael SEEEMMPRE MELHORR
Pediatria-Homeopatia-Med.Trabalho
Jacareí-SP /// www.sol.med.br
Você deve indicar mais pessoas para nosso e-grupo; também mudar seu email.
e
PARA SER ELIMINADO ??? >>> http://groups.google.com.br/group/educacao-em-saude/unsub?u=XuvTqgwAAADheanGLn_sSJdyXgsUCvNQ&hl=pt-BR

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "EDUCAÇÃO EM SAÚDE" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para educacao-em-saude+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/educacao-em-saude/06eea7e1-0451-462f-8296-158c5aa00daa%40googlegroups.com.

0 comentários: