[sbis_l] ENC: Boletim RUTE - 25 de julho de 2023

quarta-feira, 26 de julho de 2023

 

Visualizar como página web

 

Conselho Nacional de Saúde publica resolução com prioridades para o SUS a partir das deliberações da 17ª Conferência Nacional de Saúde

 

 

Nesta quinta, 20/7, em Brasília, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou por unanimidade a Resolução 715, que dispõe sobre as orientações estratégicas para o Plano Plurianual (PPA) e para o Plano Nacional de Saúde (PNS) da 17ª Conferência Nacional de Saúde. A resolução foi elaborada a partir das diretrizes da 17ª CNS, compiladas pela Comissão de Relatoria, e depois analisadas e sintetizadas em 59 orientações que compõem o documento, explicaram Getúlio Vargas Júnior e Mauri Bezerra, coordenadores-adjuntos da Cofin.

 

 

 

CONASEMS realiza o maior Congresso de Saúde Pública do mundo

 

 

Nos dias 16, 17, 18 e 19/7, o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS) realizou o maior Congresso de Saúde Pública do mundo. O evento contou com mais de 11 mil inscritos no Centro de Convenções de Goiânia, dividos em mais de 50 mesas de debate e 300 palestrantes.

Entre os palestrantes estava o coordenador nacional da RUTE e gerente de Relacionamento com a Comunidade de Saúde da RNP, Luiz Ary Messina, que participou da Mesa Satélite – Mundo Saúde Digital com o tema Transformação Digital no SUS.

 

 

Faculdade de Medicina da UFMG e RUTE  promovem palestra de pesquisa em simulação

 

 

No dia 1º/8, às 12h, a Faculdade de Medicina da UFMG e a RUTE promovem a webpalestra "Pesquisa em Simulação: Diferentes Métodos e Experiências". A palestra será conduzida pelo Professor Dario Cecilio-Fernandes e discutirá o contexto nacional e internacional das publicações em simulação, assim como suas diferentes metodologias

 

 

 

RNP apoia realização de workshop para construção conjunta de visão de futuro para a Ebserh

 

 

Entre os dias 31/5 e 2/6, em Brasília, a RNP apoiou a realização do Workshop Design de Futuros com os gestores de TI dos Hospitais Universitários da Rede Ebserh. O objetivo do workshop foi construir uma visão de futuro e criar propostas de ações para cada um dos cinco desafios priorizados pela nova gestão da Ebserh (2023-2026). 

 

SIGs em destaque:

SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde

O SIG busca promover a integração e troca de experiência entre gestores dos núcleos técnicocientíficos de telessaúde das diferentes regiões do Brasil no âmbito do Programa Telessaúde Brasil Redes, visando o aprimoramento, padronização dos processos de trabalho, produção e organização dos materiais educacionais produzidos e a troca de experiências entre estes e o apoio à implantação de novos núcleos para o fortalecimento do Programa Telessaúde Brasil Redes e consequente melhoria do atendimento à população assistida por telessaúde no SUS. Discussão de tópicos relacionados à organização e sistematização das atividades e práticas colaborativas à distância desenvolvidas pelos núcleos de telessaúde relativas à pesquisa, ensino, assistência, gestão e avaliação. As reuniões contemplarão apresentações dos núcleos relatando sua experiência e de temas relevantes para o fortalecimento da telessaúde no Brasil. A troca de experiência permitirá a todos absorver o conhecimento já produzido nos núcleos do Projeto Piloto em apoio à Atenção Básica, iniciado em 2007, financiado pelo Ministério da Saúde, envolvendo nove Núcleos de Telessaúde localizados em universidades nos estados do Amazonas (Universidade Estadual do Amazona), Ceará (Universidade Federal do Ceará), Pernambuco (Universidade Federal de Pernambuco), Goiás (Universidade Federal de Goiás), Minas Gerais (Universidade Federal de Minas Gerais), Rio de Janeiro (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), São Paulo (Universidade Estadual de São Paulo), Santa Catarina (Universidade Federal de Santa Catarina) e Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e BIREMS, com a meta de qualificar aproximadamente 2.700 equipes da Estratégia Saúde da Família em todo o território nacional. As reuniões ocorrerão quinzenalmente, nas segundasfeiras das 17h as 18h (Horário de Brasília). Pesquisa: Relato das pesquisas desenvolvidas nos núcleos e sua aplicação nos modelos em operação; discussão de pesquisas colaborativas. Educação: Discussão e estudo comparativo dos variados modelos educacionais utilizados, seus resultados e dificuldades encontradas. Assistência: Discussão e estudo comparativo dos variados modelos assistenciais utilizados, seus resultados e dificuldades encontradas. Tecnologias: Tecnologias utilizadas para o provimento dos serviços de telessaúde, conectividade, sistemas, padrões, etc. 

A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na terça-feira, 25/7, de 19h às 20h, com apresentação de Hervaldo Sampaio Carvalho, sobre o tema "EPAs, competências e Tecnologias digitais de ensino-aprendizagem".

 

 

SIG Genética Médica e Doenças Raras

O SIG de Genética Médica e Doenças Raras pretende integrar profissionais brasileiros da área da saúde, ou ainda em formação (graduação, pós graduação e residência), que atuam junto a doenças genética, com o objetivo de desenvolvimento profissional, discussão de temas relevantes e atuais sobre a prática, saúde pública e políticas de saúde, discussão de tecnologias e discussão de aspectos éticos, entre outros. Metas esperadas: Adesão dos programas de residência médica em genética brasileiros; Formação continuada de profissionais da saúde em atividade especializada ou de interface; Articular projetos de pesquisa de âmbito nacional; Pactuação de protocolos clínicos; Adesão de pessoas e instituições com atividades correlatas;

A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quarta-feira, 26/7, de 7h30 às 8h30, com apresentação de Sonir Roberto Rauber Antonini, sobre o tema "Hormônio de crescimento em doenças genéticas".

 

 

SIG Saúde de Crianças e Adolescentes

O Sig tem como objetivos promover atividades científicas que possibilitem a troca de informações de relevância profissional e a construção colaborativa do conhecimento: sessões de videoconferência e reuniões à distância, como recursos para promoção da interatividade entre especialistas das diferentes Instituições, desenvolver atividades multidisciplinares e multicêntricas entre as Instituições de Ensino voltadas à capacitação de recursos humanos e à educação continuada em saúde, com ênfase na realidade de crianças e adolescentes brasileiros, desenvolver projetos comuns de pesquisa e extensão, contribuindo para o encontro de soluções para problemas específicos da saúde das populações, a partir da aplicação das tecnologias de comunicação e informação, promover e aprofundar discussões no campo dos Direitos à Saúde, segundo as prioridades da Convenção dos Direitos da Criança, da ONU, e do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como nas questões sobre Ética, Economia e Legislação em Saúde e Tecnologia. Atividades Científicas e de Pesquisa: O grupo iniciará atividades de telemedicina, a princípio, representadas por sessões de videoconferências semanais nas seguintes áreas programáticas da Pediatria: Oncologia, hematologia e casos complexos; Violência e abusos contra crianças e adolescentes; Gastroenterologia, hepatologia e nutrologia; Perinatologia e neonatologia; e Saúde da geração digital. As sessões propiciarão interação entre especialistas das diversas Instituições de ensino para discussão de casos de difícil diagnóstico e troca de experiências, elaboração de protocolos de diagnóstico e terapêutica e participação colaborativa em Projetos de Pesquisa. Atividades de Educação: Educação continuada em saúde constituirá um dos alvos de atenção deste grupo de interesse especial em pediatria. Pretende-se que capacitação profissional, atualização e especialização possam ser alcançadas através de cursos de educação à distância, que utilizem a ferramenta Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, permitindo que profissionais formadores estejam à disposição dos alunos através de comunicação síncrona e assíncrona. Atividades de Assistência e Extensão: O grupo pretende desempenhar ações de apoio à decisão médica, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas que favoreçam a comunicação fácil e rápida entre especialistas da academia e profissionais da rede de assistência para a discussão de casos clínicos complexos.

A próxima sessão, via Conferência Web, acontece na quinta-feira, 27/7, de 11h às 12h, sobre o tema "Doenças Respiratórias na Infância e a Aplicação da Telemedicina no Contexto da UTIP", com apresentação do Dr. João Krauser, Dr. Aristóteles Pires.

 

 

Confira a agenda de eventos da semana

 

 

Qualquer instituição da área da saúde pode solicitar participação regular nos SIGs com seus próprios recursos instalados em ambientes nas suas instituições ou de forma individual, em dois passos:

Participação Individual: cadastre-se no SIG acessando sua sessão ao vivo em: https://rcc.rnp.br/aovivo

Participação Institucional: solicitar a homologação da sala videocolaboração preenchendo o formulário em: https://rcc.rnp.br/procedimentos

A participação dependerá da capacidade técnica e aprovação da coordenação do SIG.

Todos os horários deste boletim usam como base o fuso de Brasília.

 

 

 

Enviado por RNP

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

0 comentários: