Fwd: Ceará cresce com vigor !

quarta-feira, 3 de novembro de 2010


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Jehann Câmara Rodrigues <jehannrodrigues@gmail.com>
Data: 3 de novembro de 2010 14:23
Assunto: Ceará cresce com vigor !
Para: "Jacks Ferreira, Coelce" <jacks@coelce.com.br>, "Jacks Filho ." <jacksfilho@gmail.com>, Jeann Câmara Rodrigues <jeanncamara@gmail.com>, socorro camara <soscamara@yahoo.com.br>, Suérllen Câmara Rodrigues <suerllen@hotmail.com>


Ceará cresce com mais vigor

A taxa de incremento da riqueza local chegou a 8,18%, no primeiro trimestre do ano, perdendo só para a Bahia.



Apesar de registrar atraso no cronograma de implantação dos principais projetos estruturantes, o Ceará vem conseguindo se destacar, entre os estados nordestinos, no tocante ao desempenho da economia. O Estado registrou a 2ª maior taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral a preços básicos (sem impostos) entre as cinco unidades da federação que estimam suas economias por este indicador. A taxa de incremento da riqueza gerada em território local chegou a 8,18%, no intervalo de janeiro a março de 2010.

Assim, o Estado foi antecedido apenas pela Bahia (9,4%), mas manteve a tendência nacional, cuja taxa foi de 8,00%. Os dados fazem parte de um estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), e divulgado com exclusividade pelo Diário do Nordeste.

O PIB cearense, a preços de mercado (incluindo os impostos líquidos de subsídios), registrou incremento de 8,92% - terceiro melhor resultado no País. Minas Gerais acusou a maior taxa de crescimento (12,2%), seguido pela Bahia (9,50%). Pernambuco ficou atrás do Ceará (7,8%). Todos seguiram a tendência da economia nacional que cresceu 9,0%,

Eloísa Bezerra, economista do Ipece, reforça que a economia cearense seguiu a mesma tendência de crescimento da economia brasileira, levando em conta o PIB a preços de mercado. No entanto, ela observa que a base de comparação da economia nacional, no primeiro trimestre de 2009, estava negativa de 2,1%, enquanto a base de comparação do Ceará foi positiva de 3,07%. "Assim, percebe-se que o crescimento da economia cearense foi mais intenso do que o da brasileira, por conta da base de comparação", completa. Na comparação da economia cearense e brasileira, pelo Valor Adicionado a preços básicos, ou seja, sem a inclusão dos impostos, a taxa de crescimento do Ceará foi de 8,18% pouco maior que a do Brasil, de 8,0%.

Freio na agricultura

Por setores, comenta Eloísa, o crescimento do PIB cearense somente não foi maior do que o brasileiro em função da queda de 1,59% verificada na Agropecuária local. A Agropecuária nacional cresceu 5,1%. "As chuvas irregulares ocorridas nos primeiros meses do ano justificaram, em parte, a queda no setor primário cearense", explica.

Nas demais atividades produtivas, a economia cearense seguiu a tendência nacional, com crescimento na Indústria Global, de 9,21%, contra taxa brasileira de 14,6% no País. No Ceará, no 1º trimestre, a Construção Civil apresentou o maior crescimento (17,33%) e, no Brasil, foi a indústria de Transformação (17,2%). Os Serviços também tiveram resultados positivos, nas duas economias, sendo a taxa cearense (8,47%) superior a nacional (5,9%).

SAMIRA DE CASTRO
Repórter Diário do Nordeste.



--
"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar."
 
Jehann Câmara Rodrigues


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Tribuna Online" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tribunaonline@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para tribunaonline+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/tribunaonline?hl=pt-BR.

0 comentários: