[sbis_l] "Patente" sobre DSS

sexta-feira, 20 de maio de 2011
Olá a todos
Mais uma vez venho ao e-groups para comunicar idéias e abrir debates.
Tenho a impressão cada vez maior que DSS especialistas vão ter uso cada vez mais difundido (ainda que algumas limitações tecnológicas limitem a aplicação em alguns casos).
Além disso, acredito que cada vez mais os DSS vão se tornar além de ferramentas de auxílio, ferramentas "terapêuticas", devendo realizar trials na comparação de um para outro tipo de DSS em relação a desfechos como mortalidade, morbidade, custos e etc.
Partindo deste princípio, chego a minha questão.
Atualmente DSS são desenvolvidos em dois ambientes (acadêmicos e comerciais).
Geralmente o ambiente acadêmico utiliza software de acesso livre as linhas de programação enquanto os softwares comerciais não permitem o acesso por questões óbvias.
Não é raro o ambiente comercial estar bem a frente do acadêmico...
Desta forma, diversas vezes o ambiente comercial poderá criar DSS bem superiores ao desenvolvidos no ambiente acadêmico e ficará uma dúvida acadêmica de como aquilo foi possível (limitando a produção acadêmica...)
Considerando que DSS poderão ser consideradas ferramentas terapêuticas, deveriamos então aplicar alguma regras específicas a eles.
Deveria os DSS ter "quebra de patente" após algum tempo assim como ocorre com medicamentos?

Além disso, não deveriam os DSS todos serem de livre acesso para realmente poder se comprovar que as medidas adotadas são realmente baseada em evidência?

Fica aí minha dúvida

Abraço


Carlos Augusto Lima de Campos
Faculdade de Medicina
Universidade de São Paulo
R2 Clínica Médica

--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

0 comentários: