De: Antÿfffffffffffffffff4nio Carlos Vieira <itaporanga2003@yahoo.com.br>
Data: 28 de outubro de 2011 09:05
Assunto: Os Apologistas da Globalização
Para:
Você acredita na mão
invisível do mercado???
Para compreendermos o ciclo de mudanças de fundo operadas na vida socioeconômica contemporânea com a globalização, é necessário enfatizar a importância da nova ideologia do grande capital como instrumento especial de consolidação de sua hegemonia mundial. Nenhum sistema se sustenta se não estrutura um corpo de idéias que o justifique e o viabilize social e politicamente. Neste sentido, o grande capital, diante da falta de uma ideologia para o mundo globalizado preferiu retornar ao estatuto ideológico do século 18, buscando adaptá-lo às novas condições de economia globalizada. Por isso o prefixo neo(novo) acrescentado da velha ideologia liberal.
Os apologistas da globalização estruturaram a partir de alguns fundamentos básicos: o mercado como instrumento regulador da vida social, a iniciativa privada côo operadora do sistema, e o Estado mínimo desregulado como instrumento de garantia da propriedade e dos contratos. O mercado seria uma espécie de entidade mítica, um demiurgo capaz de regularem desde as trocas de mercadorias nas mais distantes aldeias até o comércio internacional, passando pela oferta e procura de trabalho, oferta e procura de saúde, de previdência social, educação, lazer, entre outros.
Como instrumento mítico, impessoal e apolítico, teria a capacidade de harmonizar os conflitos de interesses, a liberdade de trocas e os interesses coletivos. O Estado, ao se retirar da economia, e vender as propriedades públicas para a iniciativa privada, passaria a cuidar das funções que lhes seriam específicas: proteger os contratos privados, promover os mercados competitivos, garantir a propriedade. Com a iniciativa privada operando os instrumentos do sistema, haveria mais competição e maior eficiência econômica.
Esses postulados, que passaram a ser conhecidos como neoliberalismo representam a síntese ideológica da globalização. Funcionam como uma espécie de gerenciador ideológico no plano político, econômico, social e cultural dessa nova fase da globalização. Funcionam como uma...
TEXTO COMPLETO NESTE ENDEREÇO:
http://carlos-geografia.blogspot.com/2011/10/os-apologistas-da-globalizacao.html
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Tribuna Online" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tribunaonline@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para tribunaonline+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/tribunaonline?hl=pt-BR.
0 comentários:
Postar um comentário