Re: [paraisoconcreto:2224] Paraíso Concreto:28 de outubro, Dia do Funcionário Público: parabéns?

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

28 de outubro, Dia do Funcionário Público: parabéns?

Confesso, já dediquei um texto em "homenagem" ao funcionário público em 2009 ("Homenagem ao Dia do Funcionário Público, por um popular", emhttp://semsenhores.wordpress.com/2009/11/10/homenagem-ao-dia-do-funcionario-publico/). Hoje sou um deles: desde fevereiro trabalho na prefeitura de Nova Lima. Mudei de lado (epa!), mas não mudarei o discurso por três motivos. Primeiro porque nunca me esqueci dos bons funcionários públicos; segundo porque assim como "no trânsito somos todos pedestres", no dia a dia somos todos cidadãos; e terceiro porque os maus funcionários públicos ainda continuam maus.
Em primeiro lugar, o que dirá um popular, que não seja funcionário público e não tenha um na família, sobre a data? É mais fácil ao funcionário público ganhar os parabéns no Dia dos Pais.
Repito que o serviço público é popularmente associado a corrupção, clientelismo, desrespeito, falta de mérito, preguiça, baixa produtividade e alta relação custo-benefício, entre outros vícios. E não vamos falar que isso é "preconceito" ou "discriminação" porque isso é discurso de veado (epa!).
E para completar, existe a hipocrisia. O artigo 41 da Constituição Federal institui a avaliação de desempenho no serviço público. Só podemos concluir que tal instrumento, salvo raros casos de seriedade, é uma nota fria ético-jurídica para ameaça e perseguição pessoal. Quem discorda, aborde um popular (sem dizer que é funcionário público) e diga a informação acima. Bem, temos um exemplo dos jornais: populares do bairro Guanabara, em Betim, fizeram um protesto contra a demissão de uma enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) supostamente por mau serviço ("Protestos contra demissão", Super Notícia, 05 de outubro de 2011). Sem comentários. Ou melhor, com comentários, na página do jornal (http://www.otempo.com.br/supernoticia/noticias/?IdNoticia=62889).
Devo destacar também a arrogância. Geralmente, o funcionário público não se porta como "servidor público", mas como senhor público. Qualquer atendente salário-e-meio espezinhada pelo departamento inteiro pode falar grosso com um contribuinte. E veja uma curiosidade: quando perguntado sobre "qual a sua profissão", um técnico de edificações da iniciativa privada geralmente se dirá "técnico de edificações", mas um técnico de edificações do serviço público geralmente se dirá "funcionário público". Se um funcionário do setor privado trabalha numa grande empresa, talvez se diga alguém que trabalha nesta. Prazer no que faz? Pode ser, mas eu também tenho, mas eu sempre me digo "desenhista técnico".
Bem, falando de prazer no que faz, temos a associação do funcionário público às greves que todo ano são quase tão certas quanto o Carnaval. Este direito não é só deles, e os trabalhadores da iniciativa privada têm ainda mais motivos para fazer greves, mas quase sempre só os funcionários públicos o exercem. Mas sempre (em linhas gerais) como uma grande "falta do que fazer": uma participação irrisória em uma assembléia maçante decide por uma greve onde ainda menos pessoas atrapalharão o trânsito e coisas do gênero enquanto os demais tiram férias. E quase sempre nos setores que atendem os pobres, como saúde pública, escolas públicas e setores da universidade pública cuja parada é mais sensível aos mais pobres. Então, tais setores ficam parados por dois meses ou mais. A população devia ser solidária ao movimento? Devia mesmo?
Enquanto quando se diz que alguém tem um cargo na iniciativa privada, se costuma associar isso a bons atributos técnicos, éticos, psicológicos e intelectuais; quando se diz que alguém tem um cargo no serviço público, se pensa em quem são os seus parentes ou padrinhos lá dentro. Não raro, este é alguém que duraria pouco na iniciativa privada (como disse Millor Fernandes, "Nossos corruptos são tão incompetentes que só conseguem roubar do governo. Se fossem ladrões na iniciativa privada, morreriam de fome"). A população pode ver o funcionário público (ou melhor, funcionário estatal) como alguém de autoridade, mas dificilmente como alguém que merece respeito. Devemos conquistá-lo.
Walter Nunes Braz Júnior
Desenhista técnico da prefeitura de Nova Lima (MG) - 28 de outubro de 2011
Grupo O Reino de Deus:
Os laços entre religião e totalitarismo, preconceito, abuso de autoridade, repressão ao sexo, entre outras coisas
http://www.grupos.com.br/group/oreinodedeus
oreinodedeus@grupos.com.br
Grupo Paraíso Concreto:
Ateísmo, anarquia, movimentos, viver bem e ações práticas
http://groups.google.com/group/paraiso-concreto
http://www.grupos.com.br/group/semsenhores
semsenhores@grupos.com.br
Grupo Sexo e Conversa:
Discussões do grupo Paraíso Concreto e material de sexo
http://groups.google.com/group/sexoconversaetc1
Fórum Paraíso Concreto
http://paraisoconcreto.forumeiros.com
 
"Quando a oportunidade bate à porta, muitas pessoas estão no quintal procurando trevos de quatro folhas" (autor desconhecido)


De: Walter N. Braz Jr. <w42739@yahoo.com.br>
Para: paraiso-concreto@googlegroups.com
Enviadas: Sexta-feira, 28 de Outubro de 2011 16:07
Assunto: [paraisoconcreto:2224] Paraíso Concreto:28 de outubro, Dia do Funcionário Público: parabéns?

Walter N. Braz Jr. enviou o link de um blog para você:



Blog: Paraíso Concreto
Postagem: 28 de outubro, Dia do Funcionário Público: parabéns?
Link: http://paraisoconcreto.blogspot.com/2011/10/28-de-outubro-dia-do-funcionario.html

--
Powered by Blogger
http://www.blogger.com/
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Paraíso Concreto" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para paraiso-concreto@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para paraiso-concreto+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/paraiso-concreto?hl=pt-BR.


0 comentários: