Re: [sbis_l] Mercado de trabalho para TI em Saúde explode (.... mas nos EUA)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Em 26/9/2012 10:48, Gottschall, Marinilton escreveu:
Esses curandeiros podem ser presos por exercício ilegal da profissão.

Marinilton:

Não há a menor dúvida que profissões que envolvem risco, como médicos e outras profissões de saúde, e até, concedo, advogados, precisem de um código de ética e fiscalização da profissão, para barrar os não-formados, bem como os antieticos, inclusive os que se formaram.

Creio que isso não se aplica à maioria outras profissões, e o Congresso Nacional manifestou isso de forma perepmtória, ao cassar a exigência de diploma e a criação de um conselho federal, tentado pelo governo Lula, aos jornalismo (que exige conhecimento, e não proteção de mercado profissional, algo que não existe em lugar nenhum do mundo).

Informática, definitivamente, não se prestaria a um esquema de barrar exercício ilegal da profissão. Soa ridículo, não?
E como eu disse, é um contrasenso achar que a posição do profissional na sociedade e no mercado vai melhorar com a regulamentação de uma profissão essencialmente difusa e que se se espalha por todos os setores da sociedade.

Note que o mundo está mudando para termos dezenas de milhares de combinações interdisciplinares. Informática em educação, em direito, em medicina, em qualquer coisa que você conseguir imaginar, agora ou no futuro. Portanto, seria um retrocesso e um custo gigantesco tentar reconhecer e regulamentar essas infinitas combinações. E vamos parando por aqui nessa polêmica, pelo menos da minha parte. Não podemos nos opor a um futuro tão rico e promissor.

Abraços
Sabbatini


0 comentários: