Re: RES: [sbis_l] O Fim da TI em Saúde?

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Gustavo,
você já leu o material do Protics? as respostas as suas indagações estão lá.
São várias as competências e vários os profissionais. Todos os casos que voce exemplifica estão lá.
É no meu entender, lamentável que depois de mais de 30 anos de atividade profissional a discussão se existe este profissional ocorra. Realmente não fomos capazes de criar esta massa crítica.
Me sinto também responsável por isto. Agora os mais jovens tem que levar este bastão!
 
Abraço,
Beatriz
On Jan 18, 2013, at 1:00 PM, Gustavo Gusso wrote:

Beatriz, acho a coisa um pouco mais complexa. Por mais que se queira que haja um "Informática em Saude" na realidade há questões concretas. Uma coisa é um profissional que já foi medico, enfermeiro, etc e hj se interessa mais por TI e paciente ficou no passado. Outra coisa é um medico, enfermeiro, etc.. que ainda vê paciente e se interessa por TI. Pelo que vejo lá fora são estes que estão na coordenação. Se não veem mais pacientes fazia isso ate 1 ou 2 anos atras e tiveram uma carreira consistente na assistência. Isso não é detalhe. Conheci um vice-ministro inglês (vice-ministro!!) que atendia 20 horas semanais. 

Dou um exemplo pratico, o prontuário pode passar pela certificação da SBIS e ser muito, mas muito inadequado, alem de iatrogenico aos pacientes como um remedio com muitos efeitos colaterais, para atenção primária. Isso tem acontecido muito. A certificação para questões de segurança e interoperabilidade é apenas um pequeno passo, um  pré requisito. Dou aula disso aos residentes de medicina de familia da USP e a aula se chama prontuário + classificação + registro adequado = raciocinio clinico

abçs
Gustavo Gusso

Em 17 de janeiro de 2013 16:03, Beatriz de Faria Leão <bfleao@gmail.com> escreveu:
Tiago, se vc acha que não existe - google it. ou entre na PUBMED e veja quantos artigos publicados existem....

On Jan 17, 2013, at 3:11 PM, Tiago Vaz wrote:

Já ouvimos falar de TI em Direito, ou de TI em Publicidade? Será que realmente existe TI em Saúde?
Não sei. Essa é uma pergunta.

Para mim o mais importante é ter foco.

Com relação ao trabalho em equipe. Concordo com todos que falam em INTERdisciplinaridade. 
Até onde eu sei, essa é a melhor receita conhecida para realizar projetos de alta complexidade e na área da saúde é compulsório ter médicos, enfermeiros, TIs, gestores, engenheiros e outros pensando e construindo projetos juntos -  cada um com a sua especialidade. 

Concordo também que essa visão do projeto ser "da TI" é totalmente ultrapassada; Departamento de TI sem transparência (escondendo dados), ou purpurinado (todas atenções em mim), esta fadado ao fracasso.

Excelente o debate.

Obrigado,
Tiago Vaz


Em 17 de janeiro de 2013 10:40, Beatriz de Faria Leão <bfleao@gmail.com> escreveu:
Desculpem, mas não é esta questão. Não são duas áreas - é uma: Informática em Saúde. Interdisciplinar com profissionais de TI, Saúde e outros.
Não estou entendendo o que está sendo colocado de rivalidade. Não é por aí.
 Quem quiser saber mais do que é esta área por favor entre nos sites da AMIA, IMIA, SBIS etc...
Não estamos competindo nem tirando espaço de ninguém, muito antes pelo contrário.
A questào é que é necessário formar gente (médicos, enfermerios, odontólogos, psicologos, gestores, analistas, desenvolvedores ... ) nestas competências.
Não excluimos mas sim agregamos.
Obrigada,
Beatriz

On Jan 17, 2013, at 10:33 AM, Lucas Rizzi wrote:

Tiago é aí que está o problema.
 
Quebrar os paradigmas de ambas as áreas e encontrar um "meio termo" entre os dois. O pessoal de TI pensa de uma forma, e o da área médica de outro, alinhas os pensamentos na minha opinião é o primeiro passo para que possamos resolver a questão.
 
Obrigado!
 
Lucas Rizzi
Gestor de Tecnologia da Informação 
Jornalista – MTB 68449/SP
SERMED Saúde Ltda.
Skype: lucke.stz
 
"A Qualidade somos todos nós"
 
De: sbis_l@googlegroups.com [mailto:sbis_l@googlegroups.com] Em nome de Tiago Vaz
Enviada em: quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 09:57
Para: sbis_l@googlegroups.com
Assunto: [sbis_l] O Fim da TI em Saúde?
 
Foco é importante na vida para tudo.
 
Na minha opinião não deve existir esse protagonismo da TI, tão desejado por alguns, dentro da Área da Saúde.
 
O foco da área da saúde tem de estar na Assistência ao Paciente. 
 
E os técnicos da TI tem de ter outro foco, na Tecnologia, que é complexa, rápida e exige dedicação e especialização.
 
Saiu um report nos EUA recomendando o uso da metodologia ágil para construção de software para o governo, incluindo os setores da saúde;  
 
 
Não existem mais "Projetos de TI", mas sim "Projetos Apoiados pela TI".
Quem deve  liderar os projetos? No nosso caso, deveriam ser os médicos, enfermeiros, gestores, pacientes e etc.
 
Quando vejo relatórios como esse e que ditam tendências globais, volto a ter esperança de que os TIzeiros da saúde vão encontrar o seu lugar ao sol APOIANDO os projetos de TI em saúde e não colocando eles dentro do seu "mundo limitado" e "sem formação" (a maior crítica que leio aqui nesta lista da SBIS).
 
Se isso funcionar, quem vai precisar de programadores, analistas e gerentes experts na TI em saúde? 
 
Será que esse não é o caminho? Não sei a resposta, mas acho que vale pensar e debater esta alternativa.

Obrigado,
Tiago Vaz
-- 
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

-- 
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br


--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br


--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br


--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br


--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

0 comentários: