Mais de 30 jornalistas processados pelo PSDB em Goiás

terça-feira, 28 de maio de 2013

Causa Operária - Mais de 30 jornalistas processados pelo PSDB em Goiás

O governo de Marconi Perillo afirmou que vai continuar sua cruzada contra qualquer um que ousar criticá-lo

Os blogueiros, tuiteiros e demais críticos do governo de Marconi Perillo (PSDB-GO) estão com os "dias contados". Segundo o secretário de Estado de Articulação Institucional, que assumiu o cargo recentemente, Joaquim de Castro (PSD), o governo de Goiás pretende continuar processando os jornalistas e críticos da gestão tucana no Estado.

Joaquim de Castro enviou uma carta ao Jornal O Popular, ameaçando um leitor que teria escrito uma opinião contrária ao governador na seção "Cartas" do periódico.

Ao ser questionado pela ameaça ao leitor, em um entrevista que concedeu à rádio CBN Goiânia, o novo secretário falou com naturalidade sobre o ocorrido, "estamos em hiato que não há a Lei da Imprensa e, em um país democrático, quem se sente ofendido, tem que procurar o Poder Judiciário. No que o governo ou governador foi ferido por críticas sem fundamento, a reação que o governo tem que ter, é procurar isso" (Luís Nassif Online, 24/5/2013). Para justificar a aberração de censurar e punir judicialmente qualquer um que criticar o governador o secretário completou, "quem fizer uma crítica tem que fazer de uma forma embasada, não fazendo críticas de forma aleatória e leviana a um homem público" (idem).

A perseguição a jornalistas e blogueiros e demais órgãos de imprensa no Estado de Goiás é prática costumeira. Atualmente cerca de 30 pessoas entre jornalistas profissionais ou simplesmente tuiteiros e blogueiros estão com processos movidos pelo governador.

Perillo é conhecido por controlar boa parte da imprensa local impressa e televisiva. Há casos gritantes no Estado de censura como o que ocorreu com uma edição da revista "Carta Capital" que publicou na capa foto de Perillo com a manchete "A central de grampos de Marconi Perillo". A revista denunciou o envolvimento no caso de corrupção do bicheiro Carlos Cachoeira.

O governador mandou retirar todos os exemplares da revista das bancas e demais estabelecimentos. A edição que denuncia Perillo foi banida do estado.

A enorme crise estrutural da direita que não tem mais nenhum apelo popular e necessita deste tipo de expediente para governar, a censura, a violência, mostra o aprofundamento desta crise.

Este ataque da direita contra os jornalistas e qualquer pessoa que se manifeste contra algum político ou governo deve ser repudiado e denunciado amplamente. É essencial defender a liberdade de expressão.



--

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Tribuna Online" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para tribunaonline+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tribunaonline@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/tribunaonline?hl=pt-BR.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

0 comentários: