Re: [sbis_l] Relato da 72ª Reunião COPISS Coordenador - ANS, 15 de maio de 2014

quarta-feira, 21 de maio de 2014
Em 19/5/2014 16:07, Rosane Gotardo escreveu:


Infelizmente os sucessivos adiamentos parecem ser resultado de pressões e
interesses, e isso não vai levar a lugar nenhum, se o modelo continuar o
mesmo.

Exato Dr. Sabbatini, esse é o ponto: pressões e interesses de alguns em contraposição aos interesses globais, a um padrão.


Curiosamente, o mesmo problema está ocorrendo com a adoção do CID 10 nos EUA (que até hoje ainda usa o CID-9!!). Por pressão dos provedores, e devido aos altos custos de implantação, a data final já foi adiada 3 vezes... Já desmoralizou totalmente o ministério da saúde.

O erro dos EUA foi utilizar o CID para faturamento, o que não é o objetivo dessa terminologia. Se tivessem mantido o CID apenas para codificação diagnóstica, estatística e epidemiologia, e tivessem usado CPT ou outra codificação para faturamento (o que seria o nosso TUSS), não estaria essa meleca sem solução.

Já tem gente sugerindo que os EUA pulem o CID-10 e passem direto para o CID 11, que passa a valer a partir de 2015, e é radicalmente diferente das versões anteriores (para começar, é multiaxial, com 13 eixos, e é mais parecido com o SNOMED-CT), em filosofia).

Se a novela do TISS 3 continuar, não seria melhor pulá-lo e adotar o SOA TISS 3G (que eu renumeraria para 4), proposto pela Jussara? Mais uma nova "sub-versão" do TISS e um novo adiamento só servirão para desmoralizar mais ainda as intenções da ANS em fazê-lo funcionar na marra.

Fica a proposta para nosso representante, Kiatake, levar ao COPISS e à ANS. O Instituto HL7 tem várias idéias e propostas de como operar uma infraestrutura SOA baseada em padrões para o TISS. Estamos à disposição.

Abraços
Sabbatini
(Secretário Geral do Instituto HL7)

PS: Essa confusão do TISS está causando uma outra baixa: a certificação do TISS pela SBIS, que é superimportante, mas que deixou de ser feita, pois era apenas para a versão 2. Pergunta para o COPISS: como é possível adotar um padrão voluntário sem prever uma auditoria de certificação dos softwares que o utilizam? Não dá. né?




Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.


0 comentários: