[sbis_l] Re: Duvida Monitoramento TISS

quinta-feira, 11 de maio de 2017
Bom dia Flavio,

Primeiramente muito obrigado pela resposta.

Então, esse foi minha primeira interpretação também. Porém ao ler o comunicado que o Kiatake disponibilizou aqui no grupo, me levantou a duvida quando estou enviando a guia de Internação:

Segue comunicado:

CE – 1217 Atualização de Versão do Padrão TISS – 03.03.02
 Prezado (a) Senhor(a),
No dia 10 de abril a ANS publicará a versão 3.03.02 do Componente de Comunicação do Padrão TISS .Nessa versão há uma correção na crítica de recepção dos valores de coparticipação em caso de internação.  
A partir dessa nova versão a operadora deverá enviar somente o valor  total de coparticipação em evento de internação na Guia de Resumo de Internação e não mais dividido por item. Esse valor não mais deverá ser registrado em Guia de Honorários tampouco em Guia de SP/SADT vinculada à internação.
A recepção dos arquivos será interrompida pela ANS a partir do dia 10 de abril, sendo retomada no dia 11 de abril. É importante esclarecer que, a partir da liberação a ANS estará recebendo arquivos com dados tanto da versão atualizada, 3.03.02, quanto da anterior 3.03.01. 
Por favor, não responda a este e-mail. Quaisquer esclarecimentos a respeito do Padrão TISS devem ser solicitados via Central de Atendimento, disponível em www.ans.gov.br ou, ainda, através do Disque ANS 0800 7019656.

Vocês realizaram algum teste, enviando apenas os totais para as guias de internação?

Agradeço.

Att.
Andrei

Em quarta-feira, 10 de maio de 2017 15:38:02 UTC-3, Flavio Exterkoetter escreveu:
Bom dia, Andrei!

A nova regra de validação acrescentada para os valores de coparticipação já estão sendo aplicadas, mesmo que você envie os arquivos de Monitoramento na versão 3.03.01 do Padrão TISS. Acredito aconteça pelo fato da ANS afirmar que a versão 3.03.02 é de implantação imediata.

O nosso entendimento sobre os itens 6.36 e 6.37 é:
  • Guias de Resumo de Internação, de Honorários ou de SP/SADT vinculadas à uma guia de Resumo de Internação DEVEM TER valores de coparticipação ZERADOS, MESMO QUE HAJA ALGUMA COPARTICIPAÇÃO, tanto nos itens quanto nos TOTAIS.
  • Guias de Consulta ou de SP/SADT NÃO vinculadas à uma guia de Resumo de Internação DEVEM informar os valores de coparticipação tanto para os itens quanto nos totais, QUANDO HOUVER COPARTICIPAÇÃO. Caso contrário, os valores de coparticipação devem ser zerados.
Caso você envie uma Guia de Resumo de Internação com algum valor de coparticipação, a mesma será rejeitada pela ANS. Isso já ocorreu conosco. Tivemos que corrigir zerando a coparticipação destas guias.
O vínculo das Guias SP/SADT é determinado pelo campo 'Número da Guia de Solicitação de Internação'. Caso este esteja preenchido, os valores de coparticipação da referida guia devem ser zerados.

Para os arquivos do Monitoramento que já transmitimos, a ANS aceitou as guias somente considerando a forma acima interpretada, e na versão 3.03.01. Quando efetuamos o envio de arquivos há um mês na versão 3.03.02, todas as guias foram rejeitadas por outros erros em outros campos. Por este motivo, acabamos retornando para a versão anterior 3.03.01. Iremos tentar a nova versão 3.03.02 neste mês, para a competência 03/2017.

A soma dos valores totais das guias nunca pode ser diferente da soma dos valores respectivos dos itens. Por isso, o valor total de coparticipação deve sempre refletir a soma dos valores de coparticipação dos itens.

Att,

Flavio Exterkoetter
Extersoft Tecnologia

--
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

0 comentários: