Re: [sbis_l] Relato da 72ª Reunião COPISS Coordenador - ANS, 15 de maio de 2014

segunda-feira, 19 de maio de 2014
Caro Endrigo,

Se alguém não está contente com o resultado desta nova versão deveriam se sentir co-responsáveis, principalmente a SBIS, pois, representado pelo Kia, teve e continua tendo um papel IMPORTANTÍSSIMO nesta nova versão. Criticar esta nova versão é criticar todos os representantes e entidades que fazem parte do COPISS, inclusive a SBIS e eu, que estava lá durante a 3.00.00 (sou co-responsável pelas coisas boas e ruins. Aceito críticas construtivas para melhorar, como tem nos emails abaixo, "A versão 3 está bem mais enxuta que a 2. Está-se evoluindo.". Entretanto, comentários como: "se tratando de ANS nossos planejamentos devem sempre levar em consideração as "atrapalhadas" desse órgão.". São inaceitáveis - sugiro os críticos se movimentarem de vez em quando e irem a um COPISS.)

Se você acompanhar desde o princípio esta discussão, perceberá que o que está-se criticando aqui é a prorrogação da versão, às vésperas de colocá-la no ar. Isso causa transtorno a todos que fazem o dever de casa, além de elevar os custos. E é isso que a ANS não tem observado com esta decisão de prorrogar. Implementamos tudo e agora vamos ter que refazer, sem utilizar. Quando digo tudo, refiro-me inclusive aos webservices da parte da operadora. Tudo bem, não somos "nada" perto do Brasil global, entretanto, acredito que existam outros que tenham implementado tudo, pois, nossos clientes prestadores já estão sendo cobrados quanto à nova versão.
Se a crítica fosse à versão, eu não teria postado um elogio a ela, pois, realmente, está mais enxuta e está-se chegando lá.  Tem arestas para aparar e nem todos ficarão totalmente satisfeitos. Isso faz parte.

Critiquei e critico a terminologia de medicamentos. Mas fiz isso oficialmente no site da ANS, ainda na primeira vez que vi um esboço dela. E ainda questionei o porquê está da forma que está pra eu tentar entender, ou seja, uma terminologia que parece de revenda de farmácia comercial e não de termos de medicamentos - nunca obtive resposta. Acredito que deve ter algum motivo dela ser assim.

A proposta do TISS foi e é boa. Sem ele, estaríamos com 'n' layouts de faturamento, um para cada operadora... sem contar as diferentes formas que haveria de solicitação de procedimento, etc, etc (pensa na quantidade de equipamentos que teríamos que comunicar!). Entretanto, até hoje, o que realmente funciona é o XML de lote de guias. Digo o XML porque acredito ser possível contar nos dedos de uma mão apenas, as operadoras que disponibilizam webservices (dentro do padrão TISS, que fique claro), para comunicação com os prestadores.
Sabemos que não é fácil manter e implantar um padrão, principalmente, com tantas entidades e interesses envolvidos. Com esta prorrogação, no mínimo vai até o final do ano para ser implantada a versão 3. Vale lembrar que desde o lançamento da versão 3.00.00 (2011) já se passaram 3 anos!! É muito tempo!
Como sugestão, a ANS deveria disponibilizar uma versão e dar prazo de implantação apenas se ela realmente vai ser implantada. Não podemos ter como pressuposto que a ANS vai prorrogar e deixar para a última hora implementar. Não temos como trabalhar assim. Já foram disponibilizadas 3 versões da versão 3 até agora (3.00.00, 3.00.01 e 3.01.00), sem que nenhuma foi implantada! Então, penso que o fluxo deve ser revisto. Algo está errado nisso tudo.




Rosane Gotardo

--
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

0 comentários: