'Petrobrás é mais que um negócio', diz 'FT' em editorial

quarta-feira, 29 de setembro de 2010
 

'Petrobrás é mais que um negócio', diz 'FT' em editorial

28 de setembro de 2010 | 14h10

Sílvio Guedes Crespo

Atualizado às 15h58

ft.jpg

Quem vê a primeira página do "Financial Times" nesta terça-feira, 28, pode ter a impressão de que se trata de um jornal brasileiro. Com duas diferenças: usa o idioma inglês e é menos crítico em relação ao governo.

A principal notícia da capa – a manchete, no jargão jornalístico – é uma declaração do ministro Guido Mantega (Fazenda). No alto da folha, a foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ilustra o principal artigo opinativo do dia. O primeiro editorial analisa a oferta de ações da Petrobrás. E há, ainda, um outro artigo sobre o câmbio no Brasil.

A imprensa internacional, especialmente o "Financial Times", tem publicado uma enxurrada de reportagens sobre o Brasil. Normalmente, no entanto, elas trazem elementos que a caracterizam como um conteúdo exótico ou pelo menos diferente da notícias diárias. Aparecem na forma de cadernos especiais ou em artigos pontuais. A diferença desta edição do "FT" é País aparece na forma de uma notícia do dia, no lugar onde poderia haver uma nota sobre o premiê britânico.

 

A manchete desta terça-feira havia sido adiantada ontem no site do "FT" e registrada neste Radar Econômico. Ela traz a análise de um gestor da Nomura Securities, em Nova York, segundo a qual os investidores estão testando o governo brasileiro. Eles compram reais para ver até que ponto o Poder Executivo consegue ficar sem mexer no câmbio.

O artigo sobre o câmbio respalda a declaração de Mantega de que o mundo vive uma "gerra cambial". Diz Allan Beattie, autor do texto: "Todo mundo está pensando isso, mas Mantega, o ministro brasileiro das finanças, foi uma das poucas autoridades a admitir isso".

O texto sobre Lula também foi adiantado no site e neste blog ontem. O artigo tenta desvendar o segredo do culto ao presidente Lula. "Os mitos de Lula e Mandela têm algo em comum. Em ambos os casos, uma força pessoal fundiu-se com uma história nacional", opina Gideon Rachman (saiba mais).

Petrobrás

O editorial do "FT" afirma que a antiga expressão "rico como um argentino", muito usada em Paris há um século, quando o país sul-americano era uma das dez maiores economias do mundo, deveria ser substituída por "rico como um brasileiro" – "dada a oferta de ações da Petrobrás na semana passada".

Para o jornal, a capitalização da Petrobrás "é mais que um grande negócio. É um marco do crescimento da presença financeira internacional do Brasil".

O jornal chega a dizer que há um "imperialismo corporativo lusofônico", representado por empresas como Vale, JBS e Itaú Unibanco.

A conclusão do "FT" é de que o mercado brasileiro aparece para cobrir o vácuo deixado pela fuga investidores britânicos. "Fundos de hedge ameaçam fugir de Londres para praças com taxas menores, mas a City não precisa entrar em pânico. Os brasileiros estão vindo como uma alternativa".

Imprensa mundial aborda Mantega

As declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre o que ele considera uma "guerra cambial internacional" tiveram ampla repercussão na imprensa internacional, não se restringindo à manchete do "FT".

Além deste, também publicaram a notícia, ainda que com menor destaque, o "Wall Street Journal", a BBC News, o site da revista "Fortune", o jornal canadense "Globe and Mail", o britânico "Telegraph" e a agência Bloomberg, entre outros veículos de comunicação.

Atenção: Esta comunicação deve ser lida apenas pelo seu destinatário e não pode ser retransmitida sem autorização formal. Se esta mensagem tiver sido recebida indevidamente, por favor destrua-a e retire-a de seu computador. Qualquer reprodução, disseminação, alteração, distribuição e/ou publicação deste e-mail é estritamente proibida.

Notice of Confidentiality: This document should only be read by those persons to whom it is addressed and is not intended to be relied upon by any person without subsequent written confirmation of its contents. If you have received this e-mail message in error, please destroy it and delete it from your computer. Any form of reproduction, dissemination, copying, disclosure, modification, distribution and/or publication of this e-mail message is strictly prohibited.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
BovespaBrasil - O PONTO DE ENCONTRO DE QUEM FAZ O MERCADO.


Para utilizar o grupo no Yahoo:
Enviar mensagem: BovespaBrasil@yahoogrupos.com.br
Assinar:  BovespaBrasil-subscribe@yahoogrupos.com.br
Cancelar assinatura:  BovespaBrasil-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
Proprietário da lista:  BovespaBrasil-owner@yahoogrupos.com.br
.

__,_._,___



--
"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar."
 
Jehann Câmara Rodrigues

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Tribuna Online" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tribunaonline@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para tribunaonline+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/tribunaonline?hl=pt-BR.

0 comentários: