Re: [maoslimpasbrasil] DESCULPEM MINHA FALHA, A PALAVRA" PRESIDENTA " EXISTE EM PORTUGUÊS

domingo, 31 de outubro de 2010
A PRESIDENTE DILMA ROUSSEF, É O MODO CORRETO DE ESCREVER E FALAR!



Em 30 de outubro de 2010 20:42, Edson Campos e Silva <ecampos@globo.com> escreveu:
 

 Recebi este e-mail de pessoas que se consideram letradas. Por isso enviei para vocês sem consultar um dicionário. Ao ver escrito em diversos jornais a palavra presidenta fui ao dit-culo. Segundo Michaelis presidenta significa: Esposa do presidente ou a mulher que preside. Por essa razão não aconselho o Zé Bones a tentar alfabetizar o Tiririca, pois acabaria sendo reprovado. Lula falar presidenta, se estivesse errado, seria perdoável pois é um metalúrgico. Agora nós que somos membros da elite letrada criticar que esteja errado é vergonhoso.
 
Edson Campos e Silva
 
Matéria de José Bones:
 
 Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada pelo PT na mídia.
  
Presidenta? 
 
Mas, afinal, que palavra é essa?
 
Bem, vejamos:
 
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do gênero, masculino ou feminino. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta". 
Um exemplo (negativo) seria:  
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta". 
 
Do GreenBerry de
Edson Campos e Silva
Idealizador do Parque dos Coqueiros
Sócio fundador da APBS  
Legionário do Meio Ambiente
081.3465-2535, Cel 081. 9972-1110
 
 
 
 

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Regras e configurações do grupo Mãos Limpas Brasil.

1. Não é permitido o uso de palavrões.

2. Não é permitido ofender ou fazer críticas de caráter pessoal aos colegas do grupo.

3. Não é permitido ofensas dirigidas a pessoas que não pertencem ao grupo. 

4. Não é permitido fazer propaganda de qualquer político ou partido político, exceto os políticos e candidatos que assinarem termo de compromisso com o instituto, registrado em cartório, autorizando a fiscalização das contas públicas relativas a seu mandato. Neste caso a propaganda é restrita ao candidato, não se estendo a seu partido.

5. Quem quiser se retirar no grupo não deve solicitar a sua remoção, bastando enviar um e- mail para: maoslimpasbrasil-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

6. Somente serão veiculadas mensagens cujo conteúdo se refira explicitamente ao combate à corrupção do poder público ou à promoção da ética social e pessoal.

7.Todos os participantes do grupo devem se apresentar, sendo proibido o anonimato.



.

__,_._,___



--
Marcos Pinto Basto
Tel. 013 3467 4204

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Tribuna Online" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tribunaonline@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para tribunaonline+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/tribunaonline?hl=pt-BR.

0 comentários: