To: resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br
From: lilicarabinablog@gmail.com
Date: Tue, 25 Jan 2011 15:34:18 -0800
Subject: [resistencia-democratica] [LILICARABINA] Evangélicos de olho na cartilha
Kit desenvolvido pelo MEC, que pretende acabar com o preconceito contra gays nas escolas, é alvo de críticas antes mesmo de ficar pronto

Ana Paula Siqueira
BRASÍLIA
Antes mesmo de ficar pronto, o kit que pretende ser usado como uma arma contra a homofobia nas escolas públicas do país, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), volta a causar polêmica. Depois que o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) defendeu que o filho "meio gayzinho" deve "levar um couro" para mudar de comportamento, o presidente da Bancada Evangélica na Câmara, deputado João Campos (PSDB-GO), ameaçou entrar na Justiça contra as cartilhas e vídeos que estão em análise no MEC.
Movimentos que defendem os direitos dos homossexuais negam que o caráter do material seja o de apologia à homossexualidade, e afirmam que as atitudes contrárias aos direitos dos gays são preconceituosas e promovem a discriminação.
História do travesti Bianca deu início à polêmica
Preparado em conjunto com a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e organizações voltadas para saúde, como a Ecos, Pathfinder do Brasil e Reprolatina, o kit deverá conter cartilhas e vídeos – sendo o último o maior motivo do protesto dos evangélicos. Isso porque em um deles é contada a história de Bianca, um adolescente que decide assumir sua transexualidade na escola. Entre os dilemas enfrentados está que banheiro usar: masculino ou feminino? O vídeo foi o responsável pela ira que despertou entre os evangélicos e provocou a polêmica declaração de Jair Bolsonaro.
As entidades argumentam que o objetivo é a desconstrução de imagens estereotipadas sobre lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O presidente da Bancada Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), no entanto, afirma que a intenção dos evangélicos é prevenir que materiais considerados ofensivos sejam levados às cerca de 6 mil escolas que devem receber o material. Campos admite que ainda não viu o polêmico vídeo, mas lembra que outros materiais produzidos durante o governo do ex-presidente Lula deixaram a bancada em alerta. E garante que não se trata de homofobia:
– Achamos que agora pode ocorrer o mesmo erro. Caso aconteça, vamos provocar a Procuradoria Geral da União (PGR) para recolher o material – adianta. – Se os homossexuais sofrem discriminação, outras minorias também sofrem. Cadê a política do governo em relação a essas outras minorias?
Preconceito natural
O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, sublinha que "infelizmente" vê essas manifestações "com uma certa naturalidade".
– O que nós queremos é fazer apologia à cidadania. Pelo visto eles querem que a homofobia continue – critica Reis – Eles deveriam seguir mais os ensinamentos de Cristo e não julgar.
O MEC preferiu não se manifestar sobre a polêmica e informou que o material ainda está em desenvolvimento. E a CNBB adiantou que ainda não tem opinião formada sobre a questão.
JB- 25/01/2011
--
Postado por LILICARABINA no LILICARABINA em 1/25/2011 09:34:00 PM
"Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto, e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo.
Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista.
E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso."
General Olimpio Mourão Filho em A Verdade de um Revolucionário de 1978
Blog do grupo: http://resistenciademocraticabr.blogspot.com/
Endereços de e-mail do grupo:
Enviar mensagem: resistencia-democratica@yahoogrupos.com.br
Entrar no grupo: resistencia-democratica-subscribe@yahoogrupos.com.br
Ficar em WEB.......:- resistencia-democratica- nomail@yahoogroups.com.br
Voltar ao normal...:- resistencia-democratica- normal@yahoogroups.com.br
Sair do grupo: resistencia-democratica-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
(a mensagem deverá ser postada sem nenhum ASSUNTO e nenhum TEXTO)
Own
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado
0 comentários:
Postar um comentário