SOLDADOS DA OTAN COMBATEM NA LÍBIA

quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Forças especiais do Reino Unido, França, Jordânia e Qatar estão em terra em várias partes da Líbia para ajudar os rebeldes oposicionistas a avançar sobre as forças do ditador Muammar Gaddafi, afirma a rede de TV americana CNN.
A ajuda contraria a missão inicial das forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que, seguindo mandato das Nações Unidas, realiza ataques aéreos contra as forças de Gaddafi com o objetivo declarado de proteger os civis.
A CNN, que cita uma fonte anônima da Otan, diz que as tropas estrangeiras em solo ampliaram suas operações em Trípoli e em outras cidades para ajudar na ofensiva final dos rebeldes contra o ditador.
Os militares, parte da missão da Otan, ajudam principalmente a melhorar a tática dos rebeldes, mas elas também dão informações de alvos para os aviões que conduzem ataques aéreos e missões de reconhecimento na capital.
Este apoio foi crucial nos últimos dias, quando os rebeldes chegaram à Trípoli e se misturaram com as forças gaddafistas e civis. As forças estrangeiras também ajudaram os rebeldes com a comunicação entre os membros da milícia na ofensiva na capital.
Algumas destas forças, afirma ainda a TV, viajaram com os rebeldes por várias cidades na Líbia, seguindo o avanço da frente rebelde rumo à Trípoli.
A ajuda vem especialmente das forças britânicas, que têm ajudado a realizar operações mais bem organizadas, segundo a fonte da CNN. Já os militar catarianos e franceses deram armamentos para os rebeldes.

0 comentários: