Re: [sbis_l] Celebração do Centenário de Vida e Trabalho de Alan Turing

terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Rosane,
 
que bom que estudou Teoria da Computação... é o tipo de conhecimento que pra mim diferencia quem é de Ciência da Computação e quem é de Informática...  
 
curiosamente o que estou utilizando na minha tese de doutorado - Rede de Petri - tem bastante a ver com Teoria da Computação, principalmente Máquinas de Estado, que pode ser modelado como um tipo de Rede de Petri... apesar que o foco de minha pesquisa é outro...
Sabbatini,
 
quando eu tiver um tempinho vou ler seus artigos, sua sugestão de homenagear Turing no CBIS 2012 é muito boa... quanto a história de vida de Turing acho muito triste tudo que aconteceu com ele... e se hoje é difícil para uma pessoa lidar com a homosexualidade imagina naquela época...
 
eu li "O livro dos Códigos", do Simon Singh, que conta inclusive o episódio de Bletchley Park... era tudo tão secreto que dizem que mesmo os pais de Turing não sabiam que ele trabalhava como decifrador de códigos... além disso, pessoas como Turing não davam um espirro sem que os militares estivessem de olho...
 
abraços,
 
Eduardo Takeo
 
Em 3 de janeiro de 2012 13:51, Renato M.E. Sabbatini, PhD <listas@edumed.org.br> escreveu:
Em 3/1/2012 11:46, Rosane Gotardo escreveu:

mais uma vez deu uma aula de conhecimento e história, falando da Apple! Muito bom!!
Em 3/1/2012 12:06, Eduardo Takeo Ueda escreveu:

muito bom seus esclarecimentos sobre o assunto. Não conhecia esses detalhes todos. Fico muito feliz quando aprendo algo novo.

Muito obrigado, Rosane e Eduardo, pelos elogios. Fico contente de ter ensinado alguma coisa.

Eu li várias biografias, reais e romanceadas sobre a triste história de Alan Turing, pois me fascina o episódio de Bletchley Park, o lugar onde ele trabalhou durante a II Guerra Mundial, e que foi responsável em boa parte pela vitória dos Aliados, graças à decodificação da máquina Enigma de transmissões criptografadas dos alemães. Ele foi um verdadeiro herói (segundo o próprio Churchill afirmou) e um espantoso gênio, assassinado pelo preconceito vil do mesmo governo que o glorificou.  Morreu com apenas 41 anos de idade, imaginem só o que ele poderia ter contribuido se tivesse vivido mais.

Felizmente o primeiro ministro da Inglaterra emitiu em setembro de 2009 um pedido oficial de desculpas, e agora em dezembro foi assinada uma petição para que o governo o perdoe oficialmente da condenação por "comportamento indecente" (na época, pode parecer incrivel para os mais jovens, homossexualismo era crime, passível de prisão, no Reino Unido e na maioria dos países).

http://en.wikipedia.org/wiki/Alan_turing


Mesmo assim continuo gostando da lenda sobre ser uma homenagem à Alan Turing, é fake, mas soa com um ar de "romantismo". :-)


No artigo sobre Turing na Wikipedia há um parágrafo sobre isso, e tanto o designer do logo da Apple quanto o Steve Jobs negaram a intenção dessa homenagem, mas declararam que gostariam que fosse verdade.

No entanto, não se preocupe, Turing foi extensamente homenageado. O Turing Award, que é o maior prêmio científico das ciências da computação, equivale ao Nobel da área. Existem muitas estátuas e placas em sua  honra, em Londres, Manchester e em muitas outras cidades e universidades. E muitas comemorações serão realizadas este ano, que completa um século do seu nascimento.

E uma curiosidade: a UNICAMP batizou de Turing seu primeiro servidor de email, que era um mainframe da Digital, um DEC-10, se não me engano. Aliás, se quiserem me dar o prazer de lerem um artigo meu, de 1994, vejam o espanto e as promessas que causaram a instalação da Internet no Brasil, no ano anterior, inclusive para a informática médica. A Internet tinha, então, espantosos 3,5 milhões de usuários em todo o mundo!!!
http://www.sabbatini.com/renato/correio/corr201.htm

Isso me inspirou a escrever em 1995 o que eu creio ter sido os primeiros artigos no Brasil sobre as aplicações da Internet na medicina
http://www.informaticamedica.org.br/informed/artigos.htm

Sugiro, até, que a SBIS homenageie Alan Turing durante o CBIS 2012, pois muita coisa que fazemos hoje com os computadores em medicina, inclusive a própria criptografia para proteção das informações dos pacientes, se originaram da mente brilhante de Alan Turing! Assim poderíamos nos inscrever no Alan Turing Year.

http://www.mathcomp.leeds.ac.uk/turing2012/

Abraços
Sabbtini





--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br

0 comentários: