A Revolução dos Bichos
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Companheiros,
para quem não conhece, vai aqui "A Revolução dos Bichos", de George Orwell (o mesmo do "1984"). Também é uma estória de sátira da traição de um governo comunista aos princípios comunistas. Aqui, os animais de uma fazenda (o título original é "Animal Farm", fazenda dos animais) expulsam os humanos e administram a fazenda sozinhos, sob um sistema chamado Animalismo, idealizado pelo porco Major que morreu antes da revolução. Isso até que um grupo de porcos toma o poder, com a ajuda de um grupo de cachorros, e cria um regime tão opressivo quanto ou pior que a era dos humanos.
O romance foi escrito em 1945. Mao Tsé-Tung ainda não tinha assumido a presidência da China, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul ainda eram ocupação japonesa (pouco depois, se tornaram áreas soviética e estadunidense respectivamente) e o autor morreu em 1950 sem ver Fidel Castro depor Fulgêncio Batista.
Boa leitura e um abraço
Walter Nunes Braz Júnior
"Quando a oportunidade bate à porta, muitas pessoas estão no quintal procurando trevos de quatro folhas" (autor desconhecido)
0 comentários:
Postar um comentário