Fwd: A volta dos que não foram

quarta-feira, 30 de maio de 2012


A volta dos que não foram


Na década de 1970, do século passado, era comum alguns colegas sumirem de uma hora para outra. Isso ocorria entre os colegas na escola, entre os colegas de pelada dos finais de tarde, entre os vizinhos, entre os amigos mais próximos e até mesmo entre os familiares.
Quando procurávamos saber o motivo do desaparecimento, é que eramos informado, pela família, era que o mesmo "foi pra São Paulo". Escutei essa frase, durante alguns anos, até o final da década de 80, século XX. A frase, "foi pra São Paulo", já deixava bem explicito que a pessoa foi viver, morar e não em viagem de passeio!
grafites em papel sobre os retirantes
Isso ocorria muito pela falta de emprego nas cidades do interior do Nordeste e também na Área Rural. Coincidentemente nesta época ocorreu uma das maiores secas ocorridas na região. Esse fenômeno ficou conhecido como Êxodo Rural.
No incio do século atual (século XXI), passei um bom tempo lecionando em algumas cidade do interior do Estado de Sergipe (ao todo foram noves cidades). Em todas elas percebi um fato interessante e que se intensificou agora na década atual. Muitos doas alunos presentes eram paulistanos filhos de nordestinos que foram morar em São Paulo. Alguns retornaram trazidos pela família e outros vieram sozinhos para viverem nas terra dos antepassados (pais e avós).
Nestas minhas viagens eu costumava brincar com esses alunos dizendo que foi "a volta dos que não foram", já que esses alunos na realidade nunca saíram daqui do Nordeste para viverem em São Paulo. Na realidade, foram os pais que fizeram o caminho de ida e os filhos estão se encarregando de fazerem o caminho de volta, ou seja, na realidade eles estão fazendo a viagem de volta no lugar dos pais.
Juntamente com a volta desses filhos de nordestinos, outro fenômeno que está ocorrendo é a chagada de imigrantes descendentes de chineses (que são muitos), vindos de São Paulo, que são facilmente encontrados aqui no centro da cidade de Aracaju em Sergipe.
Em conversa com esses imigrantes, a pegunta que mais fiz foi: por que sairão de São Paulo e vieram viver no Nordeste? Como resposta, ouvi de todos eles que São Paulo não está bom para conseguir emprego e está ruim para se ganhar dinheiro.
Os Nordestinos saíram daqui a procura da sobrevivência (grande parte fugindo da seca). Viviam como escravo no Nordeste e passaram ...

TEXTO COMPLETO NESE ENDEREÇO:

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Tribuna Online" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tribunaonline@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para tribunaonline+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/tribunaonline?hl=pt-BR.

0 comentários: