[sbis_l] Palestra on-line 2/Julho: Evolução da Convergência Digital, Suas Aplicações e Impactos sobre o Setor Saúde

quinta-feira, 28 de junho de 2012
A Diretoria de Educação e Capacitação Profissional da SBIS tem o prazer de anunciar a próxima palestra especial do III Ciclo de Seminários On-Line de TI em Saúde, a ser transmitida on-line em 2 de julho de 2012, segunda feira, das 20:00h ás 21:30h (horário de Brasilia)

Tema: Evolução da Convergência Digital, Suas Aplicações e Impactos sobre o Setor Saúde
Palestrante: Prof. Dr. Aldo von Wangeheim (Coordenador do INCoD - Instituto Nacional para Convergência Digital)

ESTE SEMINÁRIO É ABERTO PARA OS PARTICIPANTES INSCRITOS.
É necessário estar inscrito previamente!
Inscreva-se em:
https://creator.zoho.com/sbis_cursos/cursos-da-sbis/form-perma/Ficha_de_Inscricao_em_Cursos/

Local: Via Webvideoconferência Auditório Virtual SBIS 2.0
http://sbis.virtual.org.br/course/view.php?id=30

Resumo da palestra:

Convergência digital (CD) é o fenômeno em que diferentes funcionalidades convergem para seu uso um único dispositivo. Um smartphone moderno, por exemplo, é um dispositivo que congrega diferentes funções de comunicação, entretenimento e computação, permitindo mensagens instantânes, email, visualização de filmes, fotografia, filmagem, videoconferência e, claro, também serve para telefonar. O desafio da CD não é mais o de se produzir plataformas convergentes, mas sim sistematizar e tornar eficiente o processo de concepção e produção de aplicações e conteúdo multidispositivo. Assim, é necessário criar-se orientações/diretrizes de usabilidade para o desenvolvimento de sistemas de software multi-dispositivo considerando várias formas inovadoras de interação. Atualmente estamos ainda no período de inovação, em um cenário crescente de dispositivos digitais (iPads, telefones celulares, TV digital interativa, etc.). A CD já está demonstrando um enorme impacto no setor saúde, através de aplicativos e utilizações específicas. Nesta palestra falaremos sobre como isto está ocorrendo e as perspectivas da CD para o futuro.

Currículo do palestrante:

Prof. Dr. Aldo von Wangenheim

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Medicina. É também professor e orientador de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência nas áreas de Produção de Conteúdo para TV Digital Interativa, Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, Desde 2007 é Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina e do INCod: Instituto Nacional para a Convergência Digital. .
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2828124381670231

0 comentários: