[sbis_l] Dia 4/3: SBIS inicia o IV Ciclo de Seminários On-Line de TI em Saúde

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Caros colegas:

Temos a satisfação de anunciar que daremos início ao quarto ano sucessivo de realização do Ciclo de Seminários On-Line de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde, sob a égide da Diretoria de Educação e Capacitação Profissional da Sociedade Brasileira em Informática em Saúde (Diretor: Prof. Dr. Paulo Mazzoncino de Azevedo Marques, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

A palestra inaugural será ministrada pelo primeiro e ex-diretor de educação da SBIS, Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, que aceitou o convite do Prof. Paulo para continuar a coordenar o Ciclo de Seminários. A programação deste ano, que constará de 10 palestras ministradas mensalmente por eminentes especialistas em Informática em Saúde, será divulgada brevemente para todos pela SBIS.


Tema: O Prontuário sem Papel: Tecnologias, Processos e Gestão

Data: Segunda feira, 4 de março de 2013, 20:00-21:30h, horário de Brasilia.

O Ciclo de Seminários é aberto a todos e de acesso gratuito. É ministrado através de um ambiente de webvideoconferência interativa. Todos os participantes podem fazer perguntas e discutir os tópicos propostos.

O  Auditório Virtual da SBIS tem a capacidade de 100 lugares simultâneos. Para participar, é preciso cadastrar-se no site do Ciclo dos Seminários, segundo o seguinte procedimento:

1) Se você já tem cadastro, login e senha no site da SBIS Educação (www.sbis.virtual.org.br), basta clicar no endereço abaixo, e, quando solicitado, forneça o código de acesso SBISsem-2013

http://sbis.virtual.org.br/course/view.php?id=36

No dia e horas marcados, entre neste site e clique no ícone do Auditório Virtual SBIS 2.0 para entrar. Entre como convidado, e forneça apenas seu nome completo. Não é necessária uma senha para entrar. Recomendamos que você leia na primeira vez que entrar as
Instruções para uso do Auditório Virtual

2) Se você ainda não é cadastrado, preencha o formulário no site acima (clicando na bola vermelha Inscreva-se Aqui, e aguarde contato por email. ATENÇÃO: serão aceitas novas inscrições apenas até o meio dia do dia 4 de março.

Resumo da Palestra

Atualmente, uma das grandes metas para a maioria dos hospitais e outras organizações de atenção de saúde é aperfeiçoar os processos de documentação clínica através do prontuário eletrônico do paciente (PEP), eliminando os registros em papel e os arcaicos SAMEs que os armazenam. É o sonho do "hospital sem papel". Acontece, no entanto, que a inerente complexidade, dificuldades, resistências, custos, e, principalmente, desconhecimento das tecnologias, processos e abordagens de gestão do prontuário sem papel, têm sido um grande obstáculo para que ele se torne realidade na maioria das instituições brasileiras. Nesta palestra procuraremos responder algumas perguntas e oferecer algumas soluções concretas para como sair do impasse e conseguir implantar o prontuário sem papel, seja através do GED (digitalização do legado), do PEP, ou da sua necessária e importantíssima integração em nível de estações clínicas, a base legal e jurídica para a substituição e eliminação definitiva do papel
(CFM/SBIS, NGS2) , as tecnologias disponíveis, como o certificado digital. Daremos especial atenção à gestão de mudanças, necessidades de treinamento e mudanças culturais dos usuários, quais são os impactos previstos do PEP/GED e certificados digitais sobre o setor de TI da organização, as fases da implantação, e a gestão dos sistemas em produção, para que existam maiores chances de sucesso.

Currículo do Palestrante

Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini

Cientista biomédico
, doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, e professor adjunto aposentado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde fundou e dirigiu por 20 anos o Núcleo de Informática Biomédica e foi chefe da área de Informática Biomédica da Faculdade de Ciências Biomédicas, e membro do Grupo de Educação a Distância da Universidade. Foi também fundador, presidente e Diretor de Educação e Formação Profissional da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Foi diretor de informática médica da Associação Médica Brasileira, fundador e editor-chefe de várias publicações on-line e revistas de TICs em saúde, como Informédica, Revista Informática Médica e Intermedic. Edumed News,. Telemed Newsletter,SBIS News, etc. Fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, e coordenador do seu Centro Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde, e Secretário Geral do Instituto HL7 Brasil.
Home page: http://renato.sabbatini.com
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0332149722877197

0 comentários: