Brasil está entre os 15 países que mais reduziram déficit de IDH

quinta-feira, 14 de março de 2013

Brasil está entre os 15 países que mais reduziram déficit de IDH, diz PNUD

Com um crescimento de 24% no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desde 1990, o Brasil está entre os 15 países que mais conseguiram reduzir o déficit no índice que mede o desenvolvimento humano de cada país. Os dados estão no relatório de Desenvolvimento Humano 2013, lançado nesta quinta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Brasil manteve a mesma colocação em 2011, ficando em 85º lugar, entre os 187 países avaliados. A posição coloca o Brasil entre os países com desenvolvimento humano elevado, com IDH de 0,730. Noruega, Austrália e Estados Unidos são os primeiros colocados. Na outra ponta aparecem, a República Democrática do Congo, destruída por conflitos internos, e o Níger, como os países com menor pontuação no IDH. O ranking avalia o desenvolvimento humano dos países em três dimensões: vida longa e saudável, acesso à educação e padrão decente de vida.

O relatório destaca a ascensão dos países em desenvolvimento, com destaque para Brasil, Chile, Índia e China. De acordo com o estudo, estes países estão "remodelando a dinâmica mundial no contexto amplo do desenvolvimento humano".

Em relação ao Brasil, o relatório cita a estratégia de política estrutural de longo prazo adotada pelo País, com a universalização do bem-estar social, foco na redução das desigualdades e redução da pobreza, que o colocam em posição de destaque no ranking. "A promoção da coesão e da integração sociais, um objetivo declarado nas estratégias de desenvolvimento de países como o Brasil, tem por base o manifesto impacto positivo que uma sociedade unificada tem sobre o desenvolvimento. As sociedades mais igualitárias tendem a produzir melhores resultados na maioria dos parâmetros relativos ao desenvolvimento humano", atesta o relatório. 

"Pela primeira vez em 150 anos, o produto combinado das três principais economias do mundo em desenvolvimento - o Brasil, a China e a Índia - é aproximadamente igual ao PIB combinado das antigas potências industriais do Norte: Canadá, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos", diz o relatório. Até 2050, prevê-se que Brasil, China e Índia, em conjunto, sejam responsáveis por 40% do produto mundial.

"O relatório mostra que alguns países adotaram modelos de desenvolvimento com maior destaque para a participação do Estado e políticas de transferência de renda que tiveram um resultado histórico", disse o representando do PNUD no Brasil, Jorge Chediek, que classificou o Brasil como um dos protagonistas dessa mudança.

Veja a colocação dos países da América do Sul
País IDHPosição que ocupa no ranking
Chile0,819 40º
Argentina 0,81145º
Uruguai0,792 51º
Venezuela 0,74871º
Peru0,741 77º
Brasil 0,73085º
Equador 0,724 89º
Colômbia 0,71991º
Suriname0,684 105º
Bolívia 0,675108º
Paraguai0,669 111º
Guiana 0,636118º



--

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Tribuna Online" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para tribunaonline+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tribunaonline@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/tribunaonline?hl=pt-BR.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

0 comentários: