A Associação Pernambucana de Arteterapia realiza nos dias 10 e 11 de maio, na Escola Mater Christi, em Casa Forte, a II Jornada Pernambucana de Arteterapia, com o tema: 'O afeto que nos move: reverenciando Nise da Silveira'. O evento tem como objetivo promover a troca de experiências arteterapêuticas . As inscrições podem ser realizadas no espaço Horizonte ou pela internet através do link: http://www.arteterapia-pe.com. Mais informações: (81) 3268.6588.
A Jornada é destinada a Arteterapeutas, Psicólogos/as, Médicos/as, Artistas Plásticos, Arte-Educadores/as, Enfermeiros/as, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, Pedagogos/as, profissionais e estudantes que se interessem pelo tema.
Na programação, além de temas livres e workshops, serão realizadas duas palestras sobre o trabalho de Nise da Silveira, ministradas pelo Doutor de Artes da Unicamp José Otávio Pompeu e Silva. José Otávio organizou dois livros com a cientista Nise da Silveira, um deles da Coleção Memória do Saber (Biblioteca Nacional – CNPQ).
A Arteterapia busca a promoção da saúde, física e psíquica, e o resgate da criatividade no fazer cotidiano, se utilizando da arte em sua multiplicidade de linguagens. Por se configurar potencialmente como uma interface entre diversos saberes e práticas a arteterapia reúne profissionais de áreas distintas, propiciando um alcance em várias frentes de trabalho.
No Brasil, a Arteterapia surge em meados da década de 80 do século passado, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais que durante quase duas décadas foram os únicos estados a promoverem formação na área. Entretanto, anterior ao movimento da Arteterapia no Brasil, a médica psiquiatra Nise da Silveira já utilizava recursos expressivos como a pintura, desenho e modelagem para compreender o mundo interno dos pacientes com esquizofrenia que se mostravam em formas e imagens.
Em 2000 foi inaugurada a primeira formação no Recife e, dois anos depois, os alunos formados fundaram a Associação Pernambucana de Arteterapia. Em 2007, Recife sediou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) o VII Congresso Brasileiro de Arteterapia "Fincando raízes, criando asas" e, em 2011, o IV Congresso Nordestino de Arteterapia e I Jornada Pernambucana de Arteterapia "Arteterapia e profissão: campo alargado de conhecimentos", realizado no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).
No Recife há duas turmas de formação e especialização em andamento e mais de 100 arteterapeutas formados em atuação. Em 2013 a Arteterapia integrou-se ao CBO, Código Brasileiro de Ocupações, primeiro passo no sentido de tornar a Arteterapia uma profissão reconhecida pela legislação brasileira.
A II Jornada Pernambucana de Arteterapia conta com o apoio da Escola Mater Christi, Gerar – Arteterapia e Bem-Estar, Lumen Novum- Psicologia Analítica e Arteterapia, Espaço Rizoma- Saúde, Arte, Pesquisa, Horizonte Desenvolvimento Humano e Portal Flores no Ar.
Mais informações:
http://www.arteterapia-pe.com/
Assessoria de Comunicação e Produção Multimídia
Luciana Rabelo - (81) 9966-9188 (Tim) / (81) 9172-0995 (Claro)
www.midialunar.com
www.portalfloresnoar.com
------------------
--
--
Se você não quer receber as notícias da Mídia Lunar é só enviar um e-mail para midialunar@gmail.com
solicitando a retirada. Grata!
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Mídia Lunar" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para midia-lunar+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.

0 comentários:
Postar um comentário