
247 - Numa das campanhas mais patéticas já feitas pela mídia brasileira, lobistas que defendem a alta dos juros transformaram o tomate no grande emblema da inflação. Tudo começou quando Ana Maria Braga, apresentadora da Globo, pendurou um colar de tomates no pescoço e disse estar usando uma "joia". Auto-referente, a Globo usou a "sacada" de Ana Maria para dedicar a capa da revista Época da última semana ao tomatinho. Foi também acompanhada por Veja, que disse que a presidente Dilma havia "pisado no tomate".
Pois bem: o produto, que havia subido 122% em um ano, em razão da quebra da última safra, caiu nada menos que 75% nas últimas semanas. O quilo, antes vendido a R$ 10, agora sai a R$ 2,50. Supermercados, como Carrefour e Pão de Açúcar, hoje fazem guerras de preços para liquidar seus estoques.
Apesar disso, no entanto, o Banco Central, comandado por Alexandre Tombini, decidiu ontem se submeter a pressão do mercado financeiro, sempre influente nos meios de comunicação, e elevou a taxa de juros Selic em 0,25 ponto, num movimento que foi percebido como início de um novo ciclo de aperto monetário. É possível que o BC, diante de uma inflação menor, logo volte atrás. Mas o que fará Ana Maria Braga com sua joia desvalorizada?
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Tribuna Online" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para tribunaonline+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para tribunaonline@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/tribunaonline?hl=pt-BR.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
0 comentários:
Postar um comentário