{EDUCAÇÃO EM SAÚDE} primeiros meses +++ pontos fortes

terça-feira, 20 de agosto de 2013
...
público infanto-juvenil. O conhecimento sobre as consequências para a saúde decorrentes do excesso de peso é bastante evidente no Brasil e no mundo, porém, o perfil das crianças e adolescentes, hoje, ainda está diretamente associado ao hábito alimentar inadequado e ao sedentarismo.
...

doença em meninos com idade entre 5 e 9 anos aumentaram de 4,1 para 16,6%, nas meninas da mesma faixa etária, número de casos saltou de 2,4 para 11,8%. A primeira ação da iniciativa foi lançada na manhã deste domingo (18), na Praça Batista Campos, no centro da capital.

Um dos objetivos do projeto é concluir um levantamento do perfil nutricional e identificação de casos de obesidade em crianças entre 6 a 12 anos até dezembro de 2013. Na ação deste domingo, o público que foi até a praça conferiu apresentações culturais e o teatro de bonecos da companhia In Bust, além de orientações de educação alimentar, incentivo a leitura, educação no trânsito, atividades recreativas e avaliação nutricional para crianças.

A atividade física se torna um importante aliado para combater a obesidade infantil e, por isso, pais e responsáveis receberam orientações sobre a importância da prática de esportes para o melhor desenvolvimento das crianças. "Eu não cuido da minha alimentação, mas quero começar a me alimentar melhor. Acho importante todo esse cuidado logo cedo pra evitar problemas de saúde", afirmou Lucas Cortinhas, de 11 anos.

O projeto
Escolas dos oito distritos de Belém vão receber ações do projeto a partir da primeira semana de setembro. Segundo o coordenador da Copsan, Antônio Baetas, a segunda etapa do projeto terá acompanhamento social, nutricional, psicológico e de saúde. "Faremos o trabalho de orientação de pais e professores para que eles possam ajudar no acompanhamento da criança. Também vamos ter o apoio da Sejel, com a elaboração de atividade física específica para esse público, além de atividades pedagógicas".

A nutricionista e coordenadora adjunta da Copsan, Lorena de Souza, afirma que cuidar da alimentação das crianças ainda nos primeiros meses de vida é fundamental. "Após o período de amamentação, a mãe começa a introduzir novos alimentos e a criança passa a criar seu gosto e hábito alimentar. Por isso, é importante atentar para alimentação saudável desde essa fase da vida".

O Projeto de Prevenção à Obesidade Infantil na Rede Municipal de Ensino é desenvolvido pela Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), da Prefeitura Municipal de Belém, e tem como parceiros as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Fundação Municipal de Assistência ao Estudante, Fumbel e Funbosque.

... 

FONTE (principal): http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/08/projeto-vai-combater-obesidade-infantil-em-escolas-de-belem.html


====================~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~====================

REPLICANDO: nutrientes do corpo e da alma >>>

""
...
acertar suas diferenças.

O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse a trena, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora a única perfeita.

Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, a trena e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes.

A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas e a trena era precisa e exata. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos. 

Ocorre o mesmo com os seres humanos. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades, isto é para os sábios.
""
FONTE: /// informativo MOTIVACIONAL> diabetenet.com.br



Gratíssimo.'.
Especialista (Títulos): Pediatria - Medicina do Trabalho
PGs: Homeopatia - Nutrologia (CNN2013) - Outras 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
RESPONDER com "REMOVER"  // ou modifique o STATUS da msgs.
---

--
--
Esta msg segue aos inscritos em NOSSO TIME, que DOA ESFORÇO FÍSICO, DEDICAÇÃO MENTAL E GASTO MONETÁRIO NA ARTE DE VIVER MAIS E MELHOR por que, no final das contas, a sociedade inteira, nós TODOS PAGAMO$$$$ pela doença e/ou aposentadoria precoce de um sequer.
Em respeito ao seu tempo, envio APENAS retalhos da informação, aquilo que considero ser o suficiente para inFORMAR e deFORMAR para transFORMAR. Aceitar e buscar a mudança, ser diferente a cada novo ano, mês, dia, hora, momento... eis a Gratidão pela vida atual, e futura: longevidade com vigor !!!
A REPLICAÇÃO é recomendável, com extremo cuidado pela NETÉTICA: seja TOLERANTE, pois!
Gratíssimo .'.
Olair Rafael SEEEMMPRE MELHORR
Pediatria-Homeopatia-Med.Trabalho
Jacareí-SP /// www.sol.med.br
Você deve indicar mais pessoas para nosso e-grupo; também mudar seu email.
e
PARA SER ELIMINADO ??? >>> http://groups.google.com.br/group/educacao-em-saude/unsub?u=XuvTqgwAAADheanGLn_sSJdyXgsUCvNQ&hl=pt-BR
 
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "EDUCAÇÃO EM SAÚDE" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para educacao-em-saude+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.

0 comentários: