1 Resumo e considerações*
Todos os esforços do COPISS estão direcionados para basicamente dois pontos: finalização dos pontos técnicos ainda em discussão e promoção do aumento da maturidade do mercado.
Dado que o sentimento é de que o mercado não está preparado, há o esforço do COPISS em sensibilizar a diretoria da ANS no sentido da prorrogação. Contudo, sabemos que não adianta simplesmente postergar a obrigatoriedade. Por isso, o esforço em conscientizar as operadoras e os prestadores a avançar com mais velocidade no caminho da implantação da nova versão. Para isso, é necessário explicar os impactos, dar luz aos pontos mais críticos e de resolução mais complexa, como as mudanças de processos e contratos. Para isso, é fundamental que as questões técnicas estejam o mais resolvidas possível, implicando também na necessidade do envolvimento das equipes de TI e dos fornecedores.
A proposta de prorrogação é interessante: flexibiliza 2 meses a obrigatoriedade das operadoras estarem com seus sistemas no ar (30/01/2014), e fornece mais 3 meses para que os prestadores se adequem. O COPISS fez o trabalho e a proposta está na mesa da diretoria colegiada da ANS. Agora, todo o mercado deve também formalizar e encaminhar seus próprios argumentos diretamente para a Agência, a fim de mitigar as possibilidades de recusa, e das sanções que poderão vir caso a nova versão não esteja adequadamente implantada.
Dadas as evidências de que poucos estão efetivamente trabalhando na implantação, esse tempo é pouco. Ou seja, não alivia o senso de urgência em conhecer, simular, testar, negociar, recontratar, projetar, implementar.
Se você faz parte da saúde suplementar, e ainda tem dúvidas, procure o representante de sua categoria no COPISS (http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/copiss/1506-copiss-lista-de-orgaos-ou-grupos-por-representacoes).
Acesse as informações do TISS em http://www.ans.gov.br/index.php/espaco-dos-prestadores/tiss. Leia as atas das reuniões do COPISS (http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/copiss/563-copiss-atas-das-reunioes), as quais sinalizam correções, explicam pontos técnicos em debates, e já expõe muito do que será publicado na próxima versão corretiva, a 3.00.02, que deve ser publicada em setembro. Sua dúvida pode já ter sido resolvida.
* Elaborada por Luis Gustavo G. Kiatake (kiatake@gmail.com), representante da SBIS no COPISS. Este é um relato do representante, não representa o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nem dos integrantes do Comitê de Padronização da Informação na Saúde Suplementar (COPISS), e nem pretende ser completo, sendo recomendada a consulta ao relatório oficial da ANS, divulgado no site http://www.ans.gov.br/index.php/participacao-da-sociedade/copiss/563-copiss-atas-das-reunioes
--
----------------------------------------------------------
Seja associado da SBIS!
Visite o site www.sbis.org.br
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - Lista de Discussão" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para sbis_l+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
0 comentários:
Postar um comentário