Re: [sbis_l] Telemedicina / monitoramento domiciliar

quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Pompilio,

Existem resoluções de outros conselhos, mas muito parecidas com a resolução do CFM. A monitoração é permitida desde que a instrumentação tenha sido aprovada pela ANVISA, e o processo tenha sido qualificado (apesar de não estar descrito desta forma na resolução - veja a Declaração de TelAviv da WMA no qual a resolução foi baseada). Mas a Resolução de fato proíbe  a interação do tipo consulta com o "paciente" sem a presença de um médico.

Como membro da Camara Técnica de Telemedicina do CFM, sugiro que formalmente faça uma consulta ao CFM. Precisamos ir documentando estas novas situações inevitáveis uma vez que já ocorrem também em outros países. Muitas empresas de saúde e de tecnologia apostam cada vez mais na assistência domiciliar.

Um abraço,

Paulo Lopes

Em 28/11/2013 10:54, Antonio Pompilio escreveu:

Caros, bom dia.

 

Estou com uma dúvida que é a seguinte:

 

O atendimento através da telemedicina precisa ter médico de ambos os lados, segundo resolução do CFM, mas e o monitoramento fulltime em domicílio, através de SmartTV ou algo similar, de tal forma que se pode interagir com o paciente, tem alguma resolução para isto ou é a mesma resolução ?

 

Grato pelas respostas.

 

Abçs

 

Antonio Pompilio Junior

Consultor - TI

RES - Registro Eletrônico em Saúde – Implantado em 1.300 clínicas / consultórios / hospitais

Fone: (19) 9629-6383 – ramal 7839 – 0800136688 opção 3

 

http://ead.unimedcampinas.com.br

http://www.youtube.com/watch?v=vjw47QCxwms

http://www.unimedcampinas.com.br 

Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informações privilegiadas e/ou confidenciais. Seu conteúdo é para uso exclusivo do destinatário acima enunciado. Se você a recebeu por engano, por favor, notifique o remetente respondendo esta mensagem e a elimine sem reproduzir, armazenar ou divulgar seu conteúdo.

O emissor utiliza o recurso somente no exercício do seu trabalho ou em razão dele, eximindo a UNIMED CAMPINAS de qualquer responsabilidade por utilização indevida ou pessoal.

Este ambiente está sujeito a monitoramento.  Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o Meio Ambiente e com os custos.


0 comentários: